Formação acadêmica e experiência profissional não são mais os únicos requisitos para conseguir um emprego. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente em relação às competências comportamentais dos funcionários. Criatividade, iniciativa, liderança, facilidade em comunicação e negociação e adaptabilidade às mais diversas situações são algumas das características necessárias para se dar bem na vida profissional.
Estima-se que 50% das vagas do mercado de trabalho atualmente exijam tais competências. No entanto, como preenchê-las, se a previsão é de que apenas 15% das pessoas têm potencial para suprir essa demanda? Devido à grande dificuldade que as empresas têm para encontrar pessoas com talentos especiais, acaba sendo difícil mantê-las. Esses funcionários trocam mais rápido de emprego, ou seja, conseguem arrumar outro facilmente.
O analista Hélvio Tadeu Cury, professor do curso Gestão de Pessoas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, afirma que é possível desenvolver essas habilidades, qualquer pessoa é capaz, mesmo não sendo um talento natural. Do mesmo modo, não é difícil para o gestor reconhecer o potencial dos funcionários.
Pelo contrário, algumas atividades, como a Análise de Perfil Pessoal (PPA, sigla de Personal Profile Analysis), podem ajudar a encontrar os melhores talentos. Porém, só isso não é o bastante, segundo Cury, o profissional precisa ser incentivado e reconhecido pelo trabalho, pois é o que o move a aperfeiçoar-se.
Se algum talento não é naturalmente exposto, um programa de treinamento pode ajudar a desenvolver necessidades pontuais. A organização não deve esperar que todos os empregados despertem as mesmas qualidades ao mesmo tempo, já que isso depende de muitos fatores, como as diferentes experiências vividas por cada um. Assim, é importante que os próprios gestores busquem formas de o funcionário adquirir e aprimorar habilidades.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Alex Sandro Costacurta Padinha
28 de mar. de 2012Procuro algo para fazer com músicas, colocar som em festas ou algo do tipo. Gosto muito de música e quero trabalhar com isso, mais é difícil achar algo assim. Eu não tenho equipamento para fazer isso, preciso da ajuda de alguém interesado nisso para me dar uma forcinha. Música eu tenho bastante. Quase todo o dia eu baixo músicas do tipo hip hop e rock, e gostaria de trabalhar com isso, e fazer o que eu gosto de fazer, colocar música e escutar. Não uso muito meu e-mail se puder, me liga se alguém ler isso e se interesar em me ajudar com isso por favor. É um sonho!!!!!!!