
Pesquisa do Inmetro apresentou que as micro e pequenas empresas são as que mais investem em certificação.
A preocupação com a questão ambiental tem envolvido homens e mulheres, jovens e idosos, escolas e empresas, enfim, todos querem colaborar. Essa valorização tem mudado a rotina das organizações, que agora, na necessidade de atender a exigência de seus clientes, buscam certificações relevantes.
Essa é uma forma estratégica de mostrar aos compradores que a instituição preza pela qualidade dos produtos que oferece e mantém uma relação saudável com o meio ambiente, com a saúde e a segurança dos colaboradores. Os discursos de boa intenção não bastam. O consumidor quer a comprovação da relação responsável que o empreendimento tem com a sociedade.
De acordo com a professora Katsuê Mírian Ávilla Watanabe, no curso Marketing para Pequenas Empresas, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “para fidelizar clientes a marca precisa transmitir confiança e os selos de certificação se enquadram nesse papel”.

Segundo a mesma pesquisa do Inmetro, o setor industrial é o que menos investe nos selos de qualidade.
As certificações mais relevantes são a ISO 9001, que garante a qualidade intrínseca dosprodutos ou serviços; a ISO 14001, com foco na relação da empresa com o meio ambiente; a OHSAS 18001, centrada na saúde e segurança ocupacional dos colaboradores e a ABNT 16001, voltada para a construção de uma relação responsável entre a empresa e a sociedade. Cada certificado pode ser implantado isoladamente.
No sistema de gestão certificado por normas técnicas, todos saem ganhando. O negócio ganha mais credibilidade, aceitação e, eventualmente, atende pré-requisitos de fornecedores mais exigentes. Na estrutura interna, o grupo empresarial organiza e melhora sua logística, pois reduz os custos com trabalhos que precisariam ser refeitos, além de evitar perdas e desperdícios.
Nesse processo, o empreendedor modifica sua visão. Sua percepção é mais abrangente com relação aos planejamentos da empresa, como também consegue gerenciar seu negócio com mais qualidade.
Para obter uma certificação é necessário adquirir o arquivo eletrônico com as normas, adotá-las e contratar uma certificadora independente para aferir a aplicação correta dos padrões. Qualquer organização pode ser certificada, uma vez que as normas se adaptam ao tamanho e aos negócios da empresa.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.