
O desenvolvimento de produtos com baixo impacto ambiental proporciona um diferencial nos negócios e acaba ganhando a preferência dos clientes.
Desafios ambientais e sociais estão sendo impostos sobre as empresas atualmente. O elemento catalisador é o meio ambiente e a busca é por negócios e inovações sustentáveis. Nesse sentido, pequenas atitudes podem ajudar no início da transformação para um empreendimento ecológico.
A primeira medida básica é a redução no consumo de energia, posicionando as janelas de formam que possibilitem maior entrada de luz natural, por exemplo. Poupar água e utilizar material reciclável, bem como implantar a coleta seletiva, também auxiliam na mudança.
Posteriormente, é preciso fazer uma análise dos impactos ambientais causados pela atividade da empresa. Essa avaliação tem a capacidade de selecionar a melhor alternativa para uma determinada ação impactante sob o ponto de vista ambiental. O professor Dr. Elias Silva, no curso Avaliação de Impactos Ambientais, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, explica que “essa atitude preconiza a adoção de medidas ambientais preventivas (sistema antipoluente, desenvolvimento de equipamentos menos impactantes, entre outros), que apresentam custos significativamente inferiores às medidas de cunho corretivo”.
O desenvolvimento de produtos com baixo impacto ambiental proporciona um diferencial nos negócios e acaba ganhando a preferência dos clientes. Reaproveitar materiais é uma atitude que traz a possibilidade de diminuir os detritos produzidos e o desperdício, consequentemente, economizando recursos financeiros. Procure, também, trabalhar com fornecedores que utilizem materiais recicláveis.
Estão sendo sancionadas leis para estimular, e algumas até mesmo para obrigar, as empresas a contribuírem com o meio ambiente. Exemplo é a política nacional de resíduos sólidos, implantada em agosto deste ano, que estabelece regras para o recolhimento de embalagens usadas e o descarte correto de diversos produtos. Os empresários que já estão implantando essas práticas verdes saem na frente.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.