
O administrador é quem faz a seleção dos profissionais que irão trabalhar para o crescimento da empresa.
O tão sonhado negócio próprio deve ser bem analisado, pois a decisão é desafiadora e cheia de riscos. É exigido conhecimento, e algumas habilidades precisam ser desenvolvidas. O empreendedor deve saber os conceitos administrativos, o futuro do mercado em que pretende investir, o público que deseja atingir, as estratégias de marketing, entre outros.
Algumas dicas podem o ajudar a se preparar. A primeira boa razão é ser capaz de tomar as próprias decisões, ou seja, você assume o controle, pois trabalha para construir seu próprio patrimônio. Isso permite agregar uma cultura empreendedora capaz de fortalecer a marca da empresa.
De acordo com o professor Hélvio Prazeres, “o risco de uma decisão diminui, à medida que se faz uma boa análise de mercado”. Por isso, antes de qualquer ação, planeje! Elaborar o plano de negócio é imprescindível. Prazeres explica, no curso Como Administrar Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, que “ o plano de negócio é uma forma de pensar sobre a sua viabilidade ou seu futuro. Ele descreve as oportunidades e como aproveitá-las, buscando e gerenciando recursos”.
Flexibilidade! Como dono do negócio, você tem a possibilidade de determinar o local e os horários de trabalho. O administrador também faz a seleção dos profissionais que irão trabalhar para o crescimento da empresa.
Se a empresa for bem planejada e estruturada, a iniciativa poderá gerar resultados bastante positivos. É o empresário que assume esses lucros. Para atingir o sucesso, procure aprender com os erros, acompanhar o cotidiano e criar boas estratégias para superar os momentos de dificuldade.
A oportunidade de aprender está em qualquer situação. A todo instante surgirão novidades e motivações distintas, tanto por parte dos colaboradores como dos consumidores. Você deve estar sempre preparado para tomar decisões que podem mudar as estratégias e o futuro do empreendimento.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Tiago Alves de Sousa
5 de abr. de 2013Gostei muito dessas dicas. Para quem está começando pode ajudar muito. Fiz a leitura e agora vou apresentar um trabalho ao Senai.

Resposta do Portal Cursos CPT
5 de abr. de 2013Olá, Tiago!
Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site!
Ficamos felizes em saber que gostou do artigo! Desejamos sucesso em sua apresentação.
Atenciosamente,
Natália Parzanini Brum