WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Embrapa testa gene do café em outras culturas comerciais

Gene é resistente à seca e está sendo transferido para soja, milho e cana-de-açúcar, entre outros produtos

 

Os pesquisadores estimam que em cinco anos as variedades com o gene do café resistente à seca estejam no mercado.

Uma pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), identificou um gene do café que é resiste à seca. Depois de vários experimentos, os pesquisadores descobriram que a estrutura pode ser transferida com sucesso para outras variedades comerciais.

A primeira experiência bem-sucedida foi feita com um exemplar da espécie Arabidopsis thaliana, da mesma família da mostarda. Essas plantas ficaram 40 dias sem água e permaneceram saudáveis, enquanto as que não tiveram o gene implantado morreram após 15 dias.

Os pesquisadores atestaram que a Arabidopsis adquiriu a característica de resistência à seca do gene do café. Agora, estão sendo feitos estudos com outros produtos comerciais, como o trigo, o milho, a cana-de-açúcar, a soja, o arroz e o algodão.

A identificação do gene resistente à seca foi resultado de muitos meses de estudo, depois que os pesquisadores compararam diversas variedades de café. O pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Eduardo Romano, afirmou que, se as pesquisas derem certo, num prazo de cinco anos as novas variedades capazes de resistir à seca e a temperaturas mais altas estarão disponíveis no mercado.

Para os pesquisadores, o cultivo das plantas resistentes à seca, além de contribuir para o aumento da produtividade das lavouras e o desenvolvimento social, pode reduzir o impacto ambiental decorrente do uso de água pela agricultura. Atualmente, a atividade agropecuária consome cerca de 70% da água potável do mundo.

Por: Maria Clara Corsino.

Fonte: Globo Rural.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?