WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Embrapa retoma produção de sorgo sacarino

A cultivar é uma opção na entressafra da cana-de-açúcar

 

 A nova variedade de sorgo pode ser produzida na entressafra.

Atualmente, os preços do etanol têm tirado o sono de muitos motoristas. Quem tem carro com motor biocombustível anda preferindo usar a gasolina. O preço do produto subiu por causa da falta dele no mercado. Os usineiros têm produzido mais o açúcar, que está com alto valor no mercado internacional. Outro problema adicional à queda da oferta de etanol é a entressafra.

Como alternativa a esses problemas, a Embrapa milho retomou o programa de melhoramento do sorgo sacarino. O programa foi interrompido no final dos anos 80 com o fim dos incentivos à produção de etanol. Agora, com o Plano Nacional de Agroenergia (PNA 2006/2011), a Embrapa Milho e Sorgo desenvolveu variedades da planta com alta produtividade, com uma média de 50 toneladas por hectare de matéria seca por ciclo de 5 a 8 meses.

Em 2012, serão lançadas 3 novas cultivares do sorgo sacarino. Ele é uma boa opção como matéria-prima para o etanol no período de entressafra da cana ou em outros casos de pouca oferta. Nesse período, as destilarias costumam ficar paradas e o sorgo é capaz de abastecê-las normalmente; evitando a queda na produção do etanol, sobretudo nos meses de março e de abril.

O doutor Juarez de Souza e Silva, professor do curso Produção de Álcool Combustível na Fazenda, criado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, acredita que esta possa ser uma maneira simples e barata de manter o valor e a oferta de etanol no mercado.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?