WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Embrapa recomenda silagem com cereais de inverno

Alimentação de baixo custo pode ajudar em época de pouco pasto

 

 A silagem pode ser usada para complementar a alimentação dos animais.

Uma boa alternativa para épocas de escassez de pasto, como costuma ocorrer agora, é o uso de silagem, já que é bem mais econômica do que a maioria dos suplementos usados na alimentação do gado. Para economizar ainda mais, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) recomenda produzir a silagem com cereais de inverno.

O pesquisador Renato Fontaneli, da Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS), explica que apesar da silagem de milho ser a mais usada como fonte de energia pelo produtor, o grão se torna inviável nesta época do ano. O milho concorre com a valorização da cotação da soja, restando pouco espaço para a cultura no verão. No inverno, as áreas produtivas ficam ociosas.

Assim, Fontaneli recomenda que sejam usados os cereais de inverno em adição à ração. Eles podem ser transformados em silagem inteiros, pré-secados ou com os grãos úmidos. Para isso, é importante considerar o rendimento de biomassa seca e o valor nutritivo antes da escolha da cultivar usada. Podem ser usadas variedades de trigo, aveia, cevada, triticale, centeio, entre outros cereais.

As silagens são forragens úmidas, mantidas em ambiente anaeróbico (silos), formando alimento bastante energético usado para a suplementação de ruminantes domésticos, como bovinos, ovinos e caprinos. Os suplementos são usados para complementar a alimentação animal em períodos críticos de falta de pasto, como ocorre entre os meses de novembro até fevereiro, em boa parte da região Sul e outros locais do país.

Em pequenas propriedades, as silagens representam até um terço da alimentação do gado de leite. Fontaneli explica, ainda, que a silagem garante um bom volumoso aos animais, uma vez que os ruminantes precisam das forragens para a produção de leite.

Fonte: Embrapa Trigo.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?