WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Eliminação ecológica de pragas

O controle dos insetos é ambientalmente mais interessante do que a eliminação completa, aqueles que são vetores de doença para algumas plantas, podem polinizar outras

Uma das pragas que está sendo estudada, que ataca diferentes tipos de plantas, é a formiga cortadeira.

A aplicação de inseticidas ajuda a resolver a ocorrência de pragas e doenças em lavouras, mas ocasiona, também, efeitos colaterais. Eliminar insetos causadores de problemas a um cultivo, pode prejudicar outras espécies vegetais que dependem do mesmo para a polinização. Além disso, há a questão ambiental, os resquícios químicos podem contaminar a alimentação humana, rios e outros corpos d'água.

Pensando nisso, oito unidades de pesquisas, de cinco estados brasileiros, formaram o Instituto Nacional de Tecnologia de Controle Biorracional de Insetos e Pragas. Essa associação propaga maneiras de controlar as pragas sem exterminá-las, por meio do uso de produtos naturais e seus derivados, buscando minimizar os impactos ambientais.

Uma das pragas que está sendo estudada, que ataca diferentes tipos de plantas, é a formiga cortadeira. O professor José Cola Zanúncio, no curso Controle de Formigas Cortadeiras, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, afirma que “como os danos por formigas cortadeiras são muito aparentes, pois se pode ver o corte e o transporte de folhas, o seu controle tem sido feito de forma intensiva, na maioria das regiões. No entanto, como parte dos ecossistemas, tem-se demonstrado que, de forma semelhante a outras pragas, as formigas cortadeiras podem ser toleradas, desde que, dentro de limites aceitáveis”.

Uma das abordagens estudadas, envolve o ataque indireto. Em vez de atingir as formigas, a substância elimina o fungo com o qual elas se alimentam. O mecanismo é o seguinte: as formigas cortam as folhas das plantas e levam para o formigueiro. Nele, as folhas alimentam uma colônia de fungos que, por sua vez, alimentam os insetos. Com o uso do produto desenvolvido na pesquisa, aplicado sobre a planta ou sobre o solo, a produção do fungo é inibida. Assim, sem alimentação suficiente, a colônia deixa o local.

Eliminar completamente as formigas não é interessante, pois elas realizam funções importantes, como a aeração do solo. A probabilidade de uma substância orgânica causar danos a um inseto é pequena, mas ela pode inibir seu desenvolvimento. Isso poupa produtos tóxicos ao animal, meio ambiente e ao ser humano, que consumirá o vegetal.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?