
Uma das pragas que está sendo estudada, que ataca diferentes tipos de plantas, é a formiga cortadeira.
A aplicação de inseticidas ajuda a resolver a ocorrência de pragas e doenças em lavouras, mas ocasiona, também, efeitos colaterais. Eliminar insetos causadores de problemas a um cultivo, pode prejudicar outras espécies vegetais que dependem do mesmo para a polinização. Além disso, há a questão ambiental, os resquícios químicos podem contaminar a alimentação humana, rios e outros corpos d'água.
Pensando nisso, oito unidades de pesquisas, de cinco estados brasileiros, formaram o Instituto Nacional de Tecnologia de Controle Biorracional de Insetos e Pragas. Essa associação propaga maneiras de controlar as pragas sem exterminá-las, por meio do uso de produtos naturais e seus derivados, buscando minimizar os impactos ambientais.
Uma das pragas que está sendo estudada, que ataca diferentes tipos de plantas, é a formiga cortadeira. O professor José Cola Zanúncio, no curso Controle de Formigas Cortadeiras, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, afirma que “como os danos por formigas cortadeiras são muito aparentes, pois se pode ver o corte e o transporte de folhas, o seu controle tem sido feito de forma intensiva, na maioria das regiões. No entanto, como parte dos ecossistemas, tem-se demonstrado que, de forma semelhante a outras pragas, as formigas cortadeiras podem ser toleradas, desde que, dentro de limites aceitáveis”.
Uma das abordagens estudadas, envolve o ataque indireto. Em vez de atingir as formigas, a substância elimina o fungo com o qual elas se alimentam. O mecanismo é o seguinte: as formigas cortam as folhas das plantas e levam para o formigueiro. Nele, as folhas alimentam uma colônia de fungos que, por sua vez, alimentam os insetos. Com o uso do produto desenvolvido na pesquisa, aplicado sobre a planta ou sobre o solo, a produção do fungo é inibida. Assim, sem alimentação suficiente, a colônia deixa o local.
Eliminar completamente as formigas não é interessante, pois elas realizam funções importantes, como a aeração do solo. A probabilidade de uma substância orgânica causar danos a um inseto é pequena, mas ela pode inibir seu desenvolvimento. Isso poupa produtos tóxicos ao animal, meio ambiente e ao ser humano, que consumirá o vegetal.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.