
Essa é uma atividade econômica de grande interesse para os macro e microempresários, e para a comunidade local como um todo.
O mercado turístico brasileiro está apostando no crescimento do turismo de aventura e do ecoturismo. À exemplo do setor hoteleiro, esses segmentos estão a todo vapor com os preparativos para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Se os brasileiros estão descobrindo, cada vez mais, as belezas naturais do seu país, os estrangeiros que visitam o Brasil e que virão, em maior número, nos eventos esportivos, não podem perder a oportunidade de se aventurar e/ou desfrutar das belas paisagens do interior.
Essa é uma atividade econômica de grande interesse para os macro e microempresários, e para a comunidade local como um todo. “Nas praias do Nordeste, pessoas que viviam à margem da economia, em situação de pobreza, passaram a integrar o universo produtivo, a ter renda, e acabaram ajudando a mudar o perfil socioeconômico da região em que vivem”, exemplifica o professor Fábio M. Hosken, no curso Ecoturismo - Diagnóstico, Planejamento e Operação, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Para os mais radicais, o turismo de aventura é a melhor pedida. Esse envolve atividades recreativas com desafios e riscos avaliados. Nesse contexto, o ciclismo, atividades equestres, passeios em cavernas, bungee jump, canoismo, rapel, tirolesa, entre outros, são a alegria do turista.
O ecoturismo é uma atividade mais tranquila e tem nos elementos da natureza seus principais atrativos. Por isso, pode ser desenvolvido em um grande número de municípios do interior de todo o Brasil.
Além disso, existem, atualmente, cerca de 76 parques nacionais, que são, também, áreas protegidas por lei. A visitação dos mesmos é feita tendo o acompanhamento de guias e com horário programado.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.