
Com mudanças na economia devem aumentar o número de empregos verdes. Foto: reprodução/Correio Brasiliense.
Um relatório elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) mostrou que os investimentos na economia verde devem gerar mais empregos. O trabalho foi realizado em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Organização Internacional de Empregadores (OIE) e a Confederação Sindical Internacional (CSI).
De acordo com o estudo, uma mudança no modelo econômico atual para um modelo sustentável resultaria na criação de 15 a 60 milhões de novos postos de trabalho nos próximos 20 anos. O relatório apontou que algumas mudanças já podem ser percebidas. É o que ocorre no Brasil, onde as vagas relativas à área ambiental representam 7% dos empregos com carteira assinada.
As áreas que devem sofrer mais alterações são agricultura, energia, reciclagem, construção civil, silvicultura, pesca, transportes, entre outras. O setor mais promissor, que já apresenta bons resultados, é o da produção de energia renovável, cuja disponibilidade de empregos mais do que dobrou nos últimos anos.
O setor de preservação da biodiversidade e da recuperação de florestas e recursos naturais também apresenta boas perspectivas. Por outro lado, o relatório afirma que é preciso desenvolver políticas públicas para o desenvolvimento desses setores. Para isso, é importante investir em qualificação profissional, melhoria nos processos produtivos e da infraestrutura, além de aumentar o bem-estar dos trabalhadores.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.