WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

E-Social passará a ser obrigatório nas pequenas, médias e grandes empresas

Os Departamentos de RH das empresas precisam se adaptar à implantação do novo sistema de coleta e envio de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, chamado de e-Social.

E-Social passará a ser obrigatório nas pequenas, médias e grandes empresas

 

Apesar de ainda não possuir uma data definida para começar a vigorar obrigatoriamente no Brasil, os Departamentos de RH das empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, precisam se adaptar à implantação do novo sistema de coleta e envio de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, desenvolvido pelo governo federal como parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), chamado de e-Social.

O e-Social, como é chamado, tem por objetivo criar um um ambiente virtual em que uma série de informações ficarão disponíveis, on-line, para diferentes órgãos do governo - como o Ministério do Trabalho e Emprego, a Receita Federal, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério da Previdência, através de um arquivo XML. Os departamentos de RH das empresas, principalmente as de maior rotatividade de empregados, serão os mais afetados com o e-Social, já que para cada demissão ou admissão deverão enviar um arquivo novo para os respectivos órgãos, mudando completamente a sua forma de atuação.

A penalidade prevista para as empresas que não cumprirem com as exigências será de multa e, com exceção das grandes empresas, as demais não estão se importando ou não estão tendo a devida orientação sobre a importância e os impactos culturais que serão instituídos com a inserção do e-Social.

É importante frisar que, a partir da divulgação da data de implementação compulsória pelo Governo, as empresas com mais de R$ 3,6 milhões de faturamento anual terão seis meses para começar a inserir as informações pedidas e mais seis meses até a obrigatoriedade.

Por Silvana Teixeira
Fonte: Edmilson Lins Machado, professor do Curso de Contabilidade da Faculdade Mackenzie Rio.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?