Quem decide a melhor idade para se abater os frangos? Na prática, é o mercado consumidor quem informa ao abatedouro o tamanho da ave e o tipo de corte que ele deseja. Tudo é planejado em função dessa demanda.
Segundo o Dr. Tadeu Cotta, professor do curso Produção de Frangos de Corte, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “um frango já pode ser abatido a partir de 1 kg de peso vivo. Antes disso, ele ainda está muito pequeno. Mas não se deve abatê-lo muito grande, pois, quanto mais velho, pior a conversão alimentar. Dessa forma, o abate deve ser entre os 28 e os 42 dias de idade”.
Portanto, não basta considerar apenas o desempenho da ave, mas também as exigências do consumidor. O abatedouro deve ficar atento a esses fatos. Enquanto o mercado externo tem preferência pelos frangos de menor porte, o mercado interno aceita frangos maiores.
Quando o criador se especializa na produção de galetos, ele pode optar pela criação de apenas um dos sexos. Essas aves podem ser alimentadas com dois tipos de ração, sendo uma inicial e a outra de crescimento. A data de mudança de regime, assim como a de abate, vai depender tanto do sexo quanto da origem genética das aves.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Alex
13 de jun. de 2012O frango pode ser abatido após 1 ano de idade sem utilização de hormônio para crescimento?

Resposta do Portal Cursos CPT
17 de ago. de 2012
Olá, Alex.
Agradecemos a sua visita e comentário em nosso site.
A avicultura de corte é uma excelente alternativa para quem deseja ampliar seus negócios. De grande rentabilidade, caracteriza-se como uma forma de investimento a longo prazo e com grande crescimento de mercado.
O Brasil apresenta grande potencial para este tipo de atividade. Além de produzir aves para consumo interno, também produz para o mercado externo, chegando a exportar em média 370 mil toneladas por mês.
O produtor para ter sucesso nesta atividade e oferecer uma carne de qualidade, deve ficar atento ao correto manejo da criação para o abate.
Os cuidados para o correto abate são: manejo da criação e a forma como o abate é realizado.
O primeiro cuidado diz respeito a biossegurança como vacinas, controle de parasitas, tratamento de resíduos e manter os animais longe de condições estressantes. A captura e o trasporte das aves devem ser feitas em caixas adequadas, mantendo a ave em um repouso de doze horas, antes do abate, consumindo somente água.
Para lhe orientar na criação de frangos, indicamos os seguintes cursos produzidos pelos CPT – Centro de Produções Técnicas: Produção de Frangos de Corte; Criação Orgânica de Frangos de Corte e Aves de Postura; Criação de Frango e Galinha Caipira.
Você também pode se interessar pelos seguintes artigos: Instalações para a criação orgânica de frangos de corte e aves de postura; Frangos orgânicos conquistam o paladar do consumidor e garantem lucro ao produtor.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos