Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Documento prevê a utilização do biodiesel para o transporte coletivo

C-40 foi lançado na Rio+20 e defende o uso de biocombustíveis para a redução da emissão de gases estufa

 

 As grandes cidades são as principais responsáveis pela emissão de gás carbônico e outros poluentes. Foto: Stock.

As grandes cidades são responsáveis pelas maiores emissões de gases de efeito estufa no mundo. Tomando consciência disso, 58 metrópoles do mundo inteiro apoiaram o lançamento do documento Climate Leadership Group, o C-40. Ele prevê a utilização de biodiesel como a principal fonte de energia para o transporte coletivo das capitais brasileiras e de outras cidades do planeta.

Segundo o documento, cada cidade deve estabelecer metas para a redução da emissão de gases poluentes. Espera-se que isso aconteça até 2030. No Brasil, aderiram à iniciativa, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. A proposta é de misturar 5% de biodiesel ao diesel comum, o que reduziria em 57% a emissão de gases, pois o biocombustível não possui enxofre, elemento responsável pela formação de diversos poluentes.

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que 10% da mistura já reduz a emissão de gás carbônico em 8% e de 20%  da mistura diminuiria em 12%. Sendo assim, uma adição mínima de biodiesel aos combustíveis comuns já traria inúmeros benefícios à saúde humana, ao meio ambiente, à economia e às políticas públicas.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), apenas em 2011, os pequenos agricultores já receberam mais de R$ 1,4 bilhão para a produção de matéria-prima e de biodiesel. Esse valor foi superior ao orçamento usado para a reforma agrária no ano. No Brasil, mais de 60 usinas geram 1,3 milhão de empregos e beneficiam mais de 103 mil agricultores familiares.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!