WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dicção e locução ajudam na compreensão do discurso

Pronunciar corretamente as palavras exige a combinação de diversas atividades discretas envolvendo os órgãos da articulação

 

A dicção certa, acompanhada de uma respiração adequada, dá o ritmo da fala.

 

A pronúncia é a maneira de falar, e cada região a tem de forma diferente. Modificá-la não é tarefa simples, porém corrigir os erros para uma apresentação, por exemplo, é mais fácil. Quando executada de forma cuidadosa e correta, ela contribui para melhorar a fala. É um hábito que pode ser adquirido sem demora e com esforço razoável, basta estar atento e trabalhar diariamente os equívocos que for descobrindo.

Ler em voz alta, com intervalos frequentes, escolhendo trechos que possam ajudar a treinar é uma forma de corrigir a fala errada. Pronuncie palavras e entoe frases corretamente. Alguns exercícios práticos, como trava-línguas, relaxamento de voz e a limpeza das cordas vocais auxiliam na melhora da dicção.

O professor PhD Marcos Antonio Barbosa, no curso Falando em Público – Comunicação e Apresentação, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, chama a atenção para a troca de letras proposital. “Mesmo sendo uma brincadeira, isso é um perigo, pois pode ser assimilado e virar mania. Em algumas ocasiões você pode acabar pronunciando erroneamente algumas palavras, mesmo sem perceber”, comenta o professor, consultor de empresas.

Pronunciar corretamente as palavras exige a combinação de diversas atividades discretas. Não podemos produzir uma fala inteligível sem os movimentos corretos dos órgãos da articulação envolvidos no ato da fala. Assim, as palavras de som aberto devem ser ditas com a boca aberta.

A dicção certa, acompanhada de uma respiração adequada, dá o ritmo da fala. Um cuidado importante é quanto à intensidade. É preciso dosar a voz de acordo com o ambiente e o texto. Não se deve gritar nem falar muito baixo. Ritmo, velocidade e intensidade da fala tem muito a ver com a sonoridade e a potência da voz.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?