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Dicas sobre planejamento estratégico

É preciso entender claramente os conceitos antes de começar o processo

 

A equipe deverá discutir os tópicos do planejamento respondendo a perguntas

Aproveite o início do ano para convocar a equipe e programar as reuniões de elaboração do planejamento estratégico. Esse é um evento que demanda organização e preparação prévia de todos os participantes, pois há muitos detalhes envolvidos. Muitas empresas contratam consultores para acessorá-las nesse processo, que dependendo da complexidade pode durar semanas. Sendo assim, você precisa antecipar-se, providenciar tudo o que precisa.

Empreendedor, confira as dicas que o portal CPT – Centro de Produções Técnicas disponibiliza para ajudá-lo a entender alguns conceitos fundamentais. Eles devem estar claros para você, antes de dar início ao planejamento estratégico. Bom trabalho!

Missão: “É a razão de existir da empresa no momento presente.” Para essa etapa, você e a equipe deverão responder a algumas perguntas como: Qual o negócio da empresa? Que objetivo temos, associado ao lucro? O que temos de exclusivo nos serviços? Para quem? Quem é o cliente? Entre outras.

Visão: “É o estado desejável projetado pela empresa no momento futuro.” O grupo deverá se orientar por perguntas como: Que tipo de empresa desejamos nos tornar? O que queremos que falem de nós como resultado de nosso trabalho? Nesta fase, você vai listar quais são os objetivos. Você deverá especificar os objetivos e metas que serão atingidos, e que podem ser mensurados.

Valores: “São regras básicas que norteiam a tomada de decisões na empresa.” Exemplos: inovação; liderança em processos revolucionários; dedicação plena a seus clientes e associados; eficiência, eficácia e segurança técnica, entre outros.

Análise setorial: “Você fará uma exaustiva análise do ambiente do seu negócio.” Verifique todas as variáveis e fatores externos que afetam todos os negócios e com as quais as empresas se relacionam indiretamente. Em seguida, você estudará os clientes, fornecedores e concorrentes, ou seja, o ambiente direto ou mercado. Essa etapa é minuciosa, exige pesquisa e envolve aspectos relacionados a todos os setores da empresa.

Continue se preparando, conheça o curso Como Administrar Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT. No curso, você aprenderá o passo a passo do planejamento mercadológico e da administração estratégica, entre outros assuntos. Acesse e confira!

Por Luci Silva

 

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