
Calcular as despesas e avaliar propostas mais em conta ajudam a ter controle sobre o orçamento. Foto: Stock.XCHNG
As mulheres participam da administração dos recursos financeiros da família. Há casos inclusive em que elas são as únicas responsáveis por essa tarefa. Ninguém está livre dos desafios de lidar com o dinheiro. Tanto homens quanto mulheres devem enfrentar essas situações sempre com muita cautela, já que as decisões mal tomadas podem resultar em prejuízos. Algumas vezes, é difícil por exemplo distinguir o necessário daquilo que é desejado. Nessas horas, além de ter segurança, alguns conhecimentos básicos precisam ser lembrados.
Confira as dicas do curso Finanças na Família, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, para o seu dia a dia.
No supermercado
Planeje as compras, antes de sair de casa, fazendo uma lista do que necessita. Tenha sempre sua lista à mão. Evite levar crianças, pois elas nem sempre conseguem resistir às tentações dos doces, biscoitos, brinquedos e outros produtos que foram colocados ali propositadamente para atraí-las e “obrigar” os pais a comprarem. Confira os preços lançados no caixa com os que estavam nas prateleiras.
Nas lojas de roupas e calçados
Compre peças que combinem com o que já tem e que possam ser usadas em diversas ocasiões, fáceis de cuidar e manter. Procure não gastar muito em artigos que vai usar pouco. Por exemplo, se comprar um vestido por R$ 150,00, usando-o apenas em 5 ocasiões, este custará R$ 30,00 por uso. Se por outro lado, trata-se de um artigo a ser muito usado como, por exemplo, um sapato escolar ou para o trabalho, vale a pena gastar mais um pouco pela durabilidade.
Nas despesas com moradia
Tanto no caso de um novo aluguel como no de reajuste, na renovação de contrato, o segredo para economizar nesse item é pesquisar informações de mercado para poder negociar condições mais vantajosas. A família precisa estudar bem a situação – despesas e valores – para identificar os pontos cruciais que a estão onerando: preço do aluguel; condomínio; cuidados e manutenção; água; luz; transporte; o padrão de vida da vizinhança, entre outros.
Por Luci Silva
Leia também
– Mulheres no mercado de trabalho
– Sugestões de como organizar o seu casamento
– Cuidados com a saúde da mulher
– Na semana da mulher, confira as matérias especiais
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.