WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dicas para fazer a prova do Enem

Segundo especialista, agora é hora de descansar

 

 Não adianta estudar em cima da hora.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecem neste fim de semana, dias 22 e 23 de outubro, em todo o país. Enfrentar a maratona não é nada fácil, pois são 90 questões em cada dia, além da redação. Gamali Rodrigues Gomide, professora do curso Redação para Vestibular e Concurso, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, afirmou que agora não adianta mais estudar, o momento é de descanso. Segundo a especialista, dormir e se alimentar bem na última semana é fundamental para se sair bem nas provas.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação e responsável pela aplicação das provas, divulgou em sua página na internet algumas dicas para a prova.

Cartão de confirmação: Ele deve ter sido enviado para o endereço informado na inscrição até o dia 14 de outubro, com todas os dados sobre local, horário e data, além da opção de língua estrangeira. Caso não tenha recebido, consulte o site do Inep, informando seu CPF e sua senha.

Horário: O Enem está marcado para as 13 horas, horário de Brasília, nos dois dias. É recomendado ao participante chegar mais cedo para conhecer a sala onde fará o exame.

Documentos: Somente são aceitos documentos originais e com foto. São eles: carteira de identidade (RG), identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores (para estrangeiros), identificação de órgãos e conselhos de classe (como OAB e CRM, por exemplo), Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certificado de Reservista, passaporte e Carteira Nacional de Habilitação. Caso tenha perdido os documentos, o candidato deve apresentar boletim de ocorrência.

O que levar: Não é permitido o uso de lápis, borracha, lapiseira, relógios, materiais impressos, óculos escuros e dispositivos eletrônicos. Somente caneta esferográfica de tinta preta em material transparente. Todos os outros objetos devem ser guardados no saco plástico fornecido pelos fiscais.

Caderno de questões: Esta costuma ser uma grande dúvida dos candidatos de concursos e vestibulares. No caso do Enem, é importante primeiro verificar se ele está correto e, depois de terminar a prova, marcar o cartão de resposta. Os rascunhos não serão considerados, mas o Inep não revelou se os cadernos poderão ser levados pelos candidatos.

Redação: Outra dúvida frequente é sobre a redação. Ela deve ser um texto argumentativo, de no mínimo 7 linhas e no máximo 30. O maior problema da redação é fugir do tema proposto, sendo assim a nota é zerada. Evite também o uso de gírias e palavras descontextualizadas.

Língua estrangeira: Os testes de inglês e espanhol acontecem no domingo. O candidato deve responder as cinco questões de acordo com a escolha feita ainda na inscrição. Não é possível mudar a opção na hora da prova. Caso responda a outra, as questões serão zeradas.

O resultado do Enem sai a partir do dia 4 de janeiro, mas você já poderá consultar o gabarito na próxima quarta-feira, no portal do Inep.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?