O preço de alguns produtos costumam subir bastante nessa época do ano. Para economizar na ceia de Natal, abusar das frutas é uma boa opção (como já destacamos em matéria recente). No entanto, mesmo elas podem apresentar uma grande variação de preços, principalmente as mais usadas nas receitas natalinas.
Só as frutas, no mês de dezembro, representam 60% das vendas na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). Por isso mesmo, os preços sobem bastante neste época do ano.
Para economizar, o economista Flávio Godas, da Ceagesp, recomenda apostar em frutas mais comuns, como banana, mamão, laranja, maracujá, pera, maçã e limão, que costumam ter preços mais estáveis. Outras frutas mais procuradas no período natalino, como as uvas, o pêssego, nectarina, figo e ameixa, nacionais e importados, além das castanhas, tendem a subir bastante de preço.
Mesmo assim, a melhor recomendação ainda é pesquisar. Alguns frutas bem procuradas tiveram queda nos preços por conta de outros fatores. É o caso do figo (-30,5%), do morango (-27,9%) e da manga tommy (-5,2%). Esta queda ocorreu na Ceagesp, mas os preços geralmente tendem a cair também no varejo.
Outra dica é comprar em feiras e mercados especializados. Estes locais compram melhores produtos e em maiores quantidades, o que já ajuda a economizar. Optar por produtos nacionais ao invés dos importados também é uma boa saída, pois a taxa de câmbio e o frete encarecem as frutas e castanhas importadas.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.