O atendimento é o fator mais valorizado pelos consumidores. Por isso, conhecer e lidar com os clientes é fundamental no atual cenário do varejo. Assim, o primeiro passo para obter sucesso no setor é ter funcionários motivados e bem treinados. Não adianta querer empurrar os produtos para os compradores.
No curso Treinamento de Atendente de Loja, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o professor Pedro Moreira afirma que “ao entrar na loja, o cliente deseja encontrar não só um produto de qualidade ou bom atendimento, mas também calor humano e sinceridade. Se fosse somente para comprar produtos, ele poderia fazer isso em casa, pela internet, com comodidade e segurança”.
É importante, também, apresentar variedade de produtos/serviços. Ao entrar em determinado estabelecimento, a pessoa busca suprir uma necessidade, por isso, é preciso ter um bom estoque. Uma boa tática é a pesquisa de satisfação, com a famosa pergunta: “há algum item na loja que você procurou e não encontrou?”
A exposição dos produtos deve ser bem pensada, colocando em destaque aqueles mais procurados. O ambiente deve ser agradável, esteticamente bonito, bem arejado, limpo e organizado. Isso faz com que o cliente sinta-se acolhido e cria vínculos.
O preço, certamente, também é levado em consideração, mas não é o mais importante. Esse fator é muito considerado em ações pontuais. Neste tempo em que o consumidor faz orçamentos em apenas um clique, é preciso ter preços competitivos complementado pelos itens anteriores.
Por: Clara Peron.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.