
Nunca abra mão da qualidade da carne. Não há um churrasco de excelência se a carne não for de primeira
O tão famoso churrasco, que caiu nas graças do brasileiro de forma esplendorosa, já virou um hábito popular. Aos finais de semana, nada melhor do que reunir a família e os amigos para um momento de descontração e saborear essa deliciosa iguaria, seja em churrascarias, clubes ou até mesmo em casa.
Esta famosa atração culinária atravessou gerações e fronteiras e com ela veio a oportunidade de uma nova fonte de renda. Quem se favorece? os criadores de animais, os donos de restaurantes e churrascarias, ou mesmo aqueles que exercem a função de churrasqueiro profissional.
Abaixo, abordaremos algumas manobras indispensáveis que irão ajudá-lo à preparar um maravilhoso churrasco e receber nota dez dos seus convidados:
Matéria-prima
Não se pode abrir mão da carne de primeira e acredite, hoje podemos encontrá-la em bons estabelecimentos comerciais e com bom preço. Uma boa dica é que se examine a carne pela coloração (vermelho-cereja) e pela quantidade de líquido dentro da embalagem. Quanto mais líquido fora da carne, pior.
Churrasqueira
Nada mais gostoso que aquele cheirinho de carne sendo assada. Sendo assim, se possível, use a churrasqueira com carvão. Em caso de apartamentos, cabe a churrasqueira elétrica. Se precisar fazer uso da grelha, corte a carne em bifes grossos (dois dedos de altura), no sentido contrário da fibra, e evite fazer mais que duas viradas. Deixe-os no máximo 7 minutos de cada lado e já estarão ao ponto para o consumo.
Congelamento
Caso compre a carne em um dia (fresca) para somente assá-la no outro, não a congele. O processo de congelamento doméstico compromete a sua qualidade. Se ela veio congelada do frigorífico, não tem problema, pois lá esse processo é realizado a uma temperatura de 40 °C negativos.
Agora, seis dicas importantes para que você feche, com chave de ouro, o seu preparo:
1. Sempre faça o corte no sentido contrário à fibra da carne;
2. Dê preferência ao sal grosso como tempero;
3. Jogue cinzas para abafar a carne e controlar o fogo;
4. Pincele a carne com azeite para hidratar;
5. Para uma carne suculenta, o ideal é assar ao ponto;
6. Sele a carne mantendo o suco aprisionado durante o assamento. Relembrando, o processo de selamento das duas viradas de 7 minutos cada.
Para realizar um churrasco com grande sucesso, “um bom churrasqueiro precisa ter métodos de trabalho, dominar todas as técnicas, trabalhar e produzir com padrão”, afirmam os professores Mário Augusto Vieira e José Zaharan Rodrigues Jr., do curso Treinamento para Churrasqueiro, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Depois de seguir todos esses passos, você estará apto para realizar um churrasco de qualidade e, com certeza, receberá os melhores elogios de todos. Aproveite!
Fonte: Globo Rural
Por Silvana Teixeira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.