WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Saiba como cuidar do seu jardim

Técnicas simples podem te ajudar a manter suas plantas sempre saudáveis e bonitas

As plantas podem ser bem cuidadas em casa

Cuidar das plantas e do jardim de casa é uma ótima maneira de relaxar, além, é claro, de manter um ambiente bonito e acolhedor. Poucos minutos do seu dia são suficientes para deixar suas plantas fortes e saudáveis, não importa em qual estação do ano. É uma oportunidade também de usufruir de momentos de tranquilidade. A primeira dica é criar um kit particular para jardinagem, com pá, espátula, regador, tesoura de poda e luvas.

Não importa qual é o estilo do seu jardim, os cuidados quase sempre são os mesmos. Apenas fique atento para algumas diferenças entre as plantas, como afirma  o especialista em jardinagem, Eduardo Elias Silva dos Santos, professor do curso Planejamento, implantação e manutenção de jardins do CPT (Centro de Produções Técnicas). Segundo ele, “é preciso levar em conta, por exemplo, se as plantas do jardim resistem ao pisoteio, ou, ainda, quanto tempo a espécie vive no canteiro, quando ocorre a floração, se a planta é anual ou perene, entre outras coisas”.

Mas de um modo geral, alguns cuidados básicos podem ser tomados. Elimine restos maiores de folhas, gravetos e pedras que possam atrapalhar a ventilação da terra. Se houver grama, mantenha sempre a uma altura de 5 a 9 cm, assim o seu jardim ficará com aparência de bem cuidado.
 
As plantas podem ser regadas pela manhã, ou ao anoitecer. Com o sol forte a água evapora rápido, dificultando a absorção. Nunca esqueça de que molhá-las, é essencial para a sobrevivência delas, mas cuidado, água em excesso pode fazer o efeito contrário.

Mesmo com pouco espaço em casa, é possível montar um pequeno jardim em vasos. As plantas podem ser distribuídas pela casa dando maior charme à decoração. “Algumas flores menores, como orquídeas, violetas e lírios da paz são boas escolhas, pois sobrevivem sem luz solar direta”, indica o biólogo Luiz Walcyr Barreto, especializado em orquídeas.

A adubação deve ser feita duas vezes ao ano, preferencialmente nos meses antecessores ao inverno e ao verão. Tanto o adubo químico quanto orgânico exigem cuidados. Deve-se usar a quantidade certa, e eles não podem ser despejados de modo aleatório, mas sim, por toda a superfície do jardim, misturados a um pouco de terra.

Para adubar em casa

Os adubos químicos geralmente são compostos por elementos básicos para a nutrição das plantas, como potássio, nitrogênio e fósforo. No caso dos orgânicos, os nutrientes estão dispersos em outros componentes, quase sempre vindos de matéria orgânica decomposta. A principal diferença entre eles é que os primeiros são mais poluentes e mais difíceis de serem manuseados. Além disso, os adubos orgânicos podem ser feitos em casa pelo método da compostagem.

Aproveite restos de frutas, verduras e legumes, cascas de ovos, restos de grama cortada, e outros produtos que tiver em casa, como por exemplo, borra de café. O pó de café depois de usado ainda mantém alguns nutrientes que servem como adubo.

Deixe todo o material, depois de triturado, secar ao sol por um período médio de 60 dias. Depois é só misturar com terra e distribuir por toda a superfície do jardim. Outra boa opção, segundo o biólogo Luiz Walcir Barreto, é comprar ampolas de vitaminas em casas de jardinagem, diluí-las em água e regar a planta. Elas devem ser utilizadas mensalmente.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?