WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dia Mundial do Livro

Hoje é dia do livro, instrumento mais potente de difusão do saber e da história

 

“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história”. (Bill Gates, criador da Microsoft)

 

Quando lemos, parece que um mundo diferente se abre para nós. Podemos nos transformar em bandidos, heróis, mocinhas e viajar por países e culturas desconhecidas, até mesmo exóticas. Imagens que nos deixam maravilhados, histórias que nos fazem querer “devorar” um livro para saber o final, que nos fazem sonhar, esquecer a dura realidade. O conhecimento é compartilhado.

Hoje, comemoramos o Dia Mundial do Livro, instituído pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 1995, com o intuito de promover a leitura, a publicação de livros e a proteção da propriedade intelectual por meio dos direitos autorais. A data foi escolhida porque neste dia morreram Cervantes, famoso escritor espanhol, Shakespeare, renomado autor inglês e o Inca Garcilaso de la Vega, conhecido escritor peruano. Três autores que são referência universal.

Para o professor Dr. Eduardo Yasuda, no curso Como Montar e Gerenciar uma Livraria, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, “Os livros são, sem dúvida, algo de muita importância na vida do ser humano, pois é por meio da leitura que se torna mais culto, obtendo informações das mais diversas áreas do conhecimento, como por exemplo: história, ciências, literatura, religiões e crenças, esportes, entre outras. Além disso, o livro é uma ferramenta fundamental na qualificação técnica e formação de profissionais que irão exercer diferentes funções”.

No entanto, é necessário estimular o prazer de ler um bom livro. Em um época em que a tecnologia, a mídia e o computador estão em destaque é um desafio incentivar o hábito da leitura nas crianças. Os pais têm grande responsabilidade nisso. Ao ver o gosto que eles têm pelo livro é que os filhos se sentem impelidos a ler.

Segundo Yasuda, também vice-presidente da ANL – Associação Nacional de Livrarias, “o livro fomenta o desenvolvimento cultural de um país, estimula a criação artística, transmite conhecimentos de forma democrática e, também, contribui para a melhoria da qualidade de vida e formação do cidadão”.

O livro é, historicamente, o instrumento mais potente de difusão do conhecimento. Todas as iniciativas para promover sua divulgação são um fator de enriquecimento cultural.  E você, quantos livros lê por ano? O quanto tem deixado sua imaginação fluir através de histórias emocionantes, divertidas, românticas? Quanto conhecimento de mundo e científico tem aprendido por meio da leitura? O quanto tem incentivado o hábito de ler de outras pessoas? Leia, aprenda, descubra, viaje...

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?