WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Desmama varia de acordo com o sistema de produção

Junto com a diminuição do leite materno, o cordeiro necessita de alimento sólido para estimular o desenvolvimento do rúmen

Para auxiliar na desmama, pode-se usar o creep-feeding.

A desmama pode ser precoce, quando realizada entre 21 e 45 dias, usada em explorações leiteiras e sistemas intensivos de produção de carne; ou semi-precoce, quando realizada entre 60 e 100 dias. Há, ainda, a tardia, entre 100 e 150 dias de idade,  usada em sistemas extensivos de criação.

O pico da produção de leite ocorre entre a terceira e quarta semanas após o parto, sendo que 75% do total da lactação é produzido nas primeiras oito semanas. Assim, não se justifica prolongar muito o período de amamentação, já que junto com a diminuição de leite materno, o cordeiro necessita de alimento sólido para estimular o desenvolvimento do rúmen.

Para auxiliar na desmama, pode-se fazer uso do creep-feeding, forma de suplementação com ração balanceada no cocho, dentro de um cercado, com acesso somente aos cordeiros. Ele é recomendável para acelerar o desenvolvimento ruminal, bem como condicionar o animal à dieta que receberá no confinamento. O concentrado pode estar a disposição dos cordeiros a partir de 10 dias de idade.

No curso Criação de Ovinos de Corte, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o professor Dr. Edson Siqueira afirma que é importante observar a palatabilidade da ração. “Até quatro semanas de idade os filhotes preferem ração farelada; entre quatro e cinco semanas, os cordeiros já aceitam uma dieta com ração peletizada; e, a partir da quinta semana, os animais podem consumir grãos inteiros”.

O peso de 12 kg pode ser adotado como uma referência para assegurar que o cordeiro já pode deixar o leite. Ao redor dessa faixa, o consumo de concentrado no creep-feeding deverá ser entre 200 e 300 g/dia.

Quando for feita a desmama, é recomendado prender as ovelhas e os cordeiros um dia antes de separá-los, deixando esses animais sem qualquer alimento e água. Após a separação, eles devem ser encaminhados para uma pastagem de nível nutricional de médio para baixo.

Por: Clara Peron.

Curso CPT - Criação de Ovinos de Corte

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?