
Quando se tratar de líquidos ou alimentos pastosos, como o purê, deixe espaço para que depois de congelados os mesmos possam se expandir.
Como o ar contido no interior do freezer é muito seco, o produto exposto ao seu contato por algum tempo se desidrata e perde a cor. Por isso, a embalagem dos alimentos precisa ser impermeável ao ar e à umidade.
Ela deve ser totalmente fechada, para impedir ao máximo a entrada de ar. Quando se tratar de líquidos ou alimentos pastosos, como o purê, deixe espaço para que depois de congelados os mesmos possam se expandir.
A professora Denise Andrade Khoury, no curso Como Montar uma Pequena Fábrica de Alimentos Congelados, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, comenta que “as embalagens ideais são aquelas que não permitem a passagem de aromas, não se rasgam facilmente, resistem à gordura e soltam-se com facilidade do produto congelado”.
Os rótulos devem apresentar informações completas sobre o produto, como data de fabricação e validade, peso, nome e endereço do produtor, registro do produto, suas características e composição. Além de instruções sobre conservação, modo de preparo e tabela nutricional. É muito importante informar, também, a forma correta de descongelar os alimentos.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.