WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Defumados têm cor e sabor diferenciados

A defumação aumenta o período de conservação e o valor comercial dos produtos

O tempo de defumação varia de acordo com o produto.

A defumação é considerada um dos processos mais antigos de conservação dos alimentos. Técnica conhecida desde o Antigo Egito, é fundamentada no efeito conservante da fumaça juntamente ao calor.

Atualmente, com tantos variados processos de conservação, a defumação é mais usada para conferir cor e sabor às carnes do que para conservar. E, apesar de existirem inúmeras empresas atuando no mercado, este continua sendo um bom negócio para o pequeno e médio empresário.

Segundo o professor Newton de Alencar, no curso Produção de Defumados, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, a matéria-prima é o principal custo de produção. O professor, especialista em processamento de carnes, ainda dá dicas para quem deseja comercializar os produtos. “Para garantir maior vida de prateleira, diminuindo o risco de prejuízos, o produtor deve embalar bem os produtos e rotulá-los, agregando valor a eles”, afirma.

Existem diversos processos de defumação, desde o método empírico, empregado pelas donas de casa do meio rural, dependurando os produtos sobre o fogão à lenha, até os processos sofisticados, usados nas grandes indústrias. Atualmente, tem-se usado a fumaça líquida em banho de imersão, por chuveiro, ou colocada na massa do produto a ser defumado.

O tempo de defumação varia de acordo com o produto, sua espessura ou diâmetro; e o tipo de defumador. A temperatura deve permanecer a até 50°C, no caso de queijos, e até 75°C para carnes em geral.

Por: Clara Peron.

Curso CPT - Produção de Defumados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Fique por dentro das novidades!