
Em seis meses consecutivos, pequenas e médias empresas paulistas registraram não só crescimento, como também a conquista da sustentabilidade nos negócios. O faturamento real constatou aumento de 11,3% no comparativo ao mesmo período em 2009.
O sucesso é evidenciado no Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, que atingiu queda de 26,8% nas falências requeridas para micro e pequenas empresas, de março para abril de 2010. Comparando o primeiro quadrimestre de 2010 com 2009, a relação também beneficia os investimentos vindouros.
Segundo os indicadores Sebrae-SP, todos os setores empresariais apresentaram crescimento de faturamento real, no comparativo de março deste ano com o do ano passado. A indústria subiu em 24,2% a execução das suas ações, o comércio 5% e os serviços 14%.
De acordo com o mestre em marketing, Hélvio Tadeu Cury Prazeres, no curso Como Administrar Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “para conquistar a sustentabilidade dos negócios, o empresário precisa escolher uma estratégia competitiva diante dos seus concorrentes. Mas, para que esse investimento mantenha a vantagem competitiva, a empresa deve superar o desafio: entender as necessidades dos seus clientes. Para isso, converse com eles sobre seus produtos ou serviços e pergunte o motivo da sua preferência em fazer negócios com você”.
A dica de Hélvio Prazeres, especialista em análise de sistemas e administração financeira, e consultor de várias empresas em todo Brasil, é, sempre que possível, buscar interagir com os clientes do seu concorrente e verificar porque não adquirem em sua empresa.
As pessoas têm muitas histórias para contar sobre os péssimos serviços que receberam, desde atendentes desatentos, vendedores mal-educados, incluindo produtos trocados, pequenos defeitos, prazos não cumpridos, instruções confusas e assim por diante. Não importa qual seja o ramo de negócios, o faturamento e a estabilização depende de um serviço de boa qualidade.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.