
O domínio da informática e de uma ou mais línguas estrangeiras tem, cada vez mais, sido diferencial no mercado de trabalho. No ramo da hotelaria não é diferente, principalmente para os profissionais responsáveis pela recepção. Essas habilidades têm se destacado no setor, mas não é simplesmente isso.
O atendimento ao cliente é, antes de tudo, um processo de comunicação. Por isso, para se dar bem nessa atividade, a pessoa deve ser comunicativa, cortês e ter empatia com os clientes. Como é o primeiro profissional com o qual o cliente tem contato, a atuação do encarregado das reservas estará representando toda a empresa. Ele deve estar apto à responder perguntas, esclarecer, sugerir e informar de maneira clara e precisa.
Para o professor Lairson Lopes Sena, no curso Treinamento em Reservas e Recepção, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, em parceria com a HOTEC - Faculdade de Tecnologia em Hotelaria, Gastronomia e Turismo de São Paulo, “a forma como o recepcionista se comunica com o cliente afeta a imagem que este passa a ter do hotel. Ele deve expressar com clareza sua ideia, não apenas informando ou ouvindo, mas também fazendo perguntas, mostrando interesse e respeito”.
O departamento de recepção controla o fluxo dos clientes e faz a conexão do hóspede com os demais setores. Tem como funções essenciais fazer reservas, registro e manutenção das contas dos hóspedes, apresentar atendimento permanente durante a estadia dos mesmos e o procedimento de saída. Esse departamento é chamado de centro nervoso da empresa, dada a sua importância na geração de renda para o hotel.
Os salários de recepcionistas variam de acordo com o padrão do hotel. O piso salarial da categoria, em São Paulo, é de R$ 700. Porém, a média salarial tem sido de R$ 1mil para quem não domina nenhum outro idioma, e de R$ 1,5 mil para quem é bilíngue. Nos hotéis de alto padrão, o salário pode chegar a R$ 3 mil . Além dessa remuneração o colaborador conta com a comissão de 10% cobrada pelo hotel, que é dividida entre os funcionários de todos os setores.
A jornada de trabalho, no estado paulista, é de 7h20min, com intervalo de uma hora para refeição. A atividade é feita em três turnos e a escala é de seis dias de trabalho e um de folga. Como pré-requisito para quem deseja desempenhar a função, o candidato deve fazer um curso específico de recepcionista e ter o ensino médio completo.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

itamar fernandes viana junior
28 de mai. de 2012Trabalho como recepcionista a alguns anos. Falo inglês e espanhol fluente. Gostaria de saber como funciona e onde encontro cursos de recepcionista e aperfeiçoamento.

Resposta do Portal Cursos CPT
30 de mai. de 2012Olá, Itamar!
O Curso Treinamento em Reservas e Recepção, constituído de livro interativo e filme em DVD, oferece um treinamento atualizado de acordo com os padrões do mercado, para pessoas que já trabalham ou desejam trabalhar nos setores de recepção e reserva de hotéis.
Para mais informações sobre o curso nossas consultoras entrarão em contato.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Marcos Cardoso
22 de mai. de 2012Olá! Sou recepcionista bilíngue em um hotel aqui da Bahia onde trabalhamos em três turnos de 8hs. Eu gostaria de saber se essa carga horária de 7:20 min se aplica aqui pra Bahia também ou somente no estado de São Paulo?

Resposta do Portal Cursos CPT
25 de jun. de 2012Olá, Marcos!
Aconselhamos que procure o Ministério do Trabalho de sua região para esclarecer suas dúvidas.
Att,
Natália Parzanini