WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Curso de brigadista de incêndio

O treinamento deve ser feito periodicamente, visando harmonizar as atividades da brigada e dos seus combatentes

No treinamento de brigadista, é essencial o uso de técnicas de combate adequadas e a utilização de ferramentas e equipamentos corretamente.

O treinamento de pessoal é fundamental para capacitar os combatentes nos trabalhos de controle a incêndios. Além da qualificação, essa fase é importante para que haja interação entre os elementos do grupo. Sem um efetivo trabalho de equipe, não existe um combate eficiente e seguro.

O treinamento deve ser feito periodicamente, visando harmonizar as atividades da brigada e dos seus combatentes. É essencial o uso de técnicas de combate adequadas e a utilização de ferramentas e equipamentos corretamente. Para o professor e engenheiro florestal, D.Sc. Guido Ribeiro, a capacidade de um brigadista de realizar um bom trabalho é consequência de um conjunto de qualidades, como sua capacitação física, inteligência, entusiasmo, habilidade, experiência e alimentação.

Ele acrescenta no curso Formação e Treinamento de Brigada de Incêndio Florestal, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, que “os trabalhos físicos, realizados durante os treinamentos, irão potencializar as características derivadas da capacidade física, como resistência ao calor e a fadiga, além da habilidade de movimentos mais rápidos”.

Mas, os brigadistas também precisam de trabalhos que os preparem psicologicamente. A realização de jogos de futebol, competições com uso de barcos, e outras brincadeiras que aliam o exercício ao entretenimento, ajudam a construir o espírito de equipe e a trabalharem o inconsciente.

Um exemplo que pode ser seguido para o cronograma de treinamento é o realizado na Reserva Peti da CEMIG - Companhia Energética de Minas Gerais. Lá, a capacitação é iniciada três meses antes da estação de fogo. A qualificação é feita duas vezes por semana.

O primeiro treino é separado para tarefas como o recolhimento das trilhas aliado ao condicionamento físico. Assim, neste dia, os brigadistas percorrem cerca de dez quilômetros de trilhas com materiais como bombas costais cheias, ferramentas e todo o tipo de equipamento de proteção individual. No outro dia de treinamento, são realizadas atividades de condicionamento físico e recreação, como o futebol.

Por: Ariádine Morgan

Curso CPT - Treinamento de Brigada de Incêndio Florestal

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!