
A moda pegou tanto, que o doce está sendo servido em reuniões, festas de casamentos e aniversários, e encontros gastronômicos.
Eles são a febre do momento. Com formato de mini bolos e confeitados de forma a encantar os olhos e dar água na boca, os cupcakes estão fazendo sucesso em toda padaria e confeitaria brasileira. A moda pegou tanto, que o doce está sendo servido em reuniões, festas de casamentos e aniversários, encontros gastronômicos e até mesmo oferecido dentro de caixas artesanais como presente.
O pequeno bolo tem origem no Reino Unido, onde são chamados até hoje de fairy cakes, bolo das fadas. O alimento tradicional era feito de baunilha com cobertura de fondant, presente no clássico chá das cinco. Difundido para o Estados Unidos, a delícia teve o nome trocado, por sua receita ser medida em cups (xícaras) e assada nelas.
Para a professora Marina Queiroz, especialista em panificação e confeitaria, a confeitaria brasileira tornou-se rica graças à miscigenação de povos que vieram para o nosso país. “A princípio, foram os doces convencionais portugueses que se difundiram, e depois passaram a receber influência francesa, italiana e de outras partes do mundo. Hoje, o repertório de doces brasileiros é capaz de atender a diferentes gostos e contemplar as mais diferentes ocasiões”, afirma a professora, no curso Profissional Avançado de Confeitaria, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
De forma prática, a massa é bem básica e pode ser a mesma do bolo de chocolate, cenoura, laranja, ou de outra preferência. Depois de preparada, é assada em formas especiais, semelhante às de empadinha. É essencial que dentro da forma de alumínio se coloque uma forminha de papel. Quando a massa estiver assada começa a parte da decoração. Nesse ponto, é muito importante deixar a criatividade dominar. Um recurso muito adotado é a pasta americana, feita basicamente com açúcar impalpável, gelatina incolor, glicose e glicerina, mas pode também ser encontrada pronta em lojas que vendem artigos para festa ou até em supermercados. Merengue, confeitos, gotas de chocolate, chantily, coco ralado, frutas secas, nozes, amêndoas são também muito bem-vindos.
O investimento tem retorno certo, principalmente nesta época natalina. As encomendas de cupcakes só aumentam nas docerias. É o mercado convidando padaria, confeitarias e quem quer montar um negócio em casa a conquistar renda extra com os mini bolos.
Por: Ariádine Morgan

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.