
Se você decidiu aderir às vendas pela internet, saiba que sua empresa terá um diferencial diante de muitos dos seus concorrentes. Mas para ser bem-sucedido nessa estratégia, é preciso saber quais são as características do ambiente virtual de negócios, ou seja, familiarizar-se com a cultura da internet. Não basta disponibilizar os produtos na rede, é necessário obter conhecimento e atualizar-se constantemente a respeito de todas as facilidades e vantagens que ela oferece tanto à empresa quanto aos clientes.
Por isso, uma preocupação que se deve ter é quanto à qualificação daqueles que a empresa selecionará para trabalhar diretamente com a internet. Esses profissionais devem ter consciência por exemplo de que "clientes que optam pela internet normalmente são mais exigentes e não gostam de esperar. O atraso de uma resposta via e-mail, por exemplo, poderá implicar na perda definitiva do cliente", afirma o administrador de empresas Thiago Richter Bacchin, professor dos cursos CPT – Centro de Produções Técnicas.
Há muitos outros aspectos relevantes sobre a cultura da internet e o uso dela à favor do seu negócio online. Não deixe de conhecê-los e assim adaptar-se às demandas desse mercado. Saber esse e outros traços do comportamento desse perfil de cliente é básico. Lançar-se no comércio online requer ir além.
Para estar inserido na cultura da internet, outro item para ser levado em consideração é a redução dos meios convencionais de comunicação dentro da empresa, como o telefone e o papel. Bacchin aconselha a priorizar os e-mails e outros sistemas de comunicação presentes na internet. A empresa precisa estar aberta às novidades dessa área, como as redes sociais, que ajudam no marketing digital, pois também são ferramentas empregadas na divulgação do site e dos produtos.
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Por Luci Silva
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