Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp (31) 99294-0024
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cultivo de eucalipto pode usar fertilizante ambientalmente correto

O eucalipto, por ser uma planta muito utilizada na fabricação de carvão, muitas vezes, é cultivada sem preocupação ambiental

A adubação da árvore de eucalipto com o pó de rochagem garante seu desenvolvimento desde a fase inicial.

Pesquisas realizadas por profissionais da Embrapa estão avaliando, desde 2003, o potencial das rochas brasileiras como fonte de nutrientes agrícolas. No manejo alternativo de eucaliptos, utilizando pó de rocha ao invés de adubos químicos tradicionais, os resultados são muito positivos.

Essas rochas estão expostas na superfície, sendo subprodutos da indústria mineradora. Elas passam por um processo chamado de rochagem e são transformadas em um pó que oferece insumos ao solo, como cálcio, fósforo, magnésio e, principalmente, potássio.

Também permite equilibrar outros nutrientes, de acordo com a demanda da cultura, balanceando as condições do solo. Em cultivos contínuos, especialmente, essas fontes têm disponibilização lenta.  Isso traz a vantagem do agricultor não precisar repor fertilizantes constantemente.

O professor Haroldo Nogueira de Paiva, no curso Cultivo de Eucalipto em Pequenas Propriedades, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, lembra que é preciso fazer análise do solo antes de iniciar qualquer tipo de adubação. “De posse dos resultados, faz-se a recomendação de adubação, de acordo com níveis críticos já conhecidos para espécies de eucalipto. Os resultados da aplicação de fertilizantes são muito variáveis, indo de respostas negativas a acréscimos de 200 a 300%, de acordo com a espécie e o sítio”, afirma.

O eucalipto, por ser uma planta muito utilizada na fabricação de carvão, muitas vezes, é cultivada sem preocupação ambiental, o que torna seu manejo tradicional agressivo ao meio ambiente. O plantio alternativo é menos adensado e utiliza técnicas que evitam a erosão, como curvas de nível e abertura de microbacias para contenção da água da chuva. A utilidade do eucalipto também difere, uma vez que aqueles que são cultivados no manejo alternativo têm usos nobres, como fabricação de móveis, brinquedos e em construções.

A adubação da árvore de eucalipto com o pó de rochagem garante seu desenvolvimento desde a fase inicial, sendo muito maior quando comparado ao tradicional. Além disso,o pó de rocha pode fortalecer pequenas mineradoras nacionais, gerando empregos, pois agrega valor ao que, até então, era apenas rejeito de mineração.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!