WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cultivo de milho é significativo para a agricultura familiar

Uma dúvida muito frequente entre os agricultores que cultivam o milho é a diferença que existe entre uma variedade e um híbrido

O milho é um dos produtos agrícolas de mais ampla  distribuição mundial, seja na produção, seja no consumo.

O milho é um dos produtos agrícolas de mais ampla  distribuição mundial, seja na produção, seja no consumo.

O milho é, sem dúvida, um dos cereais mais cultivados em todo o mundo e responsável pelo fornecimento de produtos muito utilizados na alimentação humana e animal, bem como para a geração de matérias-primas para a indústria.

Cultivado em todo o Brasil, tanto na agricultura familiar quanto nas grandes empresas agropecuárias, estando presente em todas as cadeias produtivas de animais. É uma cultura de grande e diversificada utilização na sociedade moderna, e um dos produtos agrícolas de mais ampla  distribuição mundial, seja na produção, seja no consumo.

No mundo moderno, dentre as espécies originárias das Américas, o milho é, certamente, o de maior importância econômica e social em nível mundial, principalmente para a agricultura familiar. Isso se dá pelo fato da maioria dos produtores de milho possuírem uma pequena propriedade rural e  utilizarem o produto no próprio local.

Uma dúvida muito frequente entre os agricultores é a diferença que existe entre uma variedade e um híbrido. O professor Dr. João Carlos Cardoso Galvão, explica no curso Produção de Milhos em Pequenas Propriedades, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, que “a variedade é um milho que mantém a qualidade genética de uma geração para outra, se plantado isoladamente. Já o híbrido não mantém essa qualidade genética, não sendo, portanto, adequada a reutilização de suas sementes em novas lavouras” .

Esse fato modifica a forma de tratar e multiplicar esses dois tipos de milho. Uma grande desvantagem dos híbridos é a necessidade da compra anual da semente. O grão produzido pelo agricultor não deve ser utilizado, porque ocorre grande redução da produtividade, ficando bem menor que os das variedades.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Luisa Moreira Rodrigues

6 de mai de 2012

Sou aluna de TCN Agropecuária Campus Ipora. A agricultura familiar e um tema que me chama atenção, tecnologia voltada para os tempos antigos,valorizando os antepassados.

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de mai de 2012

Olá, Luísa!

Que bom que gostou da notícia "Cultivo de milho é significativo para a agricultura familiar"!

Não deixe de acessar o site para conferir as novidades em sua área de interesse.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!