
Os agricultores familiares receberão um bônus para o cultivo de alguns produtos. Foto: Portal do Agronegócio.
A Superintendência de Gestão da Oferta, ligada à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), informou que os agricultores familiares com direito ao crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) vão receber bônus para o cultivo de 15 produtos. A iniciativa está vinculada ao Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF).
Os produtores rurais receberão bônus para a produção de açaí, alho, arroz longo fino em casca, babaçu (amêndoa), borracha natural (extrativismo), inhame, leite, pequi, piaçava, sisal, tomate, trigo, triticale (cereal), umbu e uva.
Bahia, Sergipe e Espírito Santo são alguns dos estados que receberão o bônus. O objetivo com o programa é dar um desconto no pagamento dos custos de produção e financiar novos investimentos. Eles correspondem à diferença entre o preço adotado pelo mercado e o de garantia dos produtos.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) é que divulga o bônus pago pelo PGPAF. A Conab calcula o preço de mercado e o preço de garantia, que é o valor mínimo para o lucro do pequeno agricultor. A comparação é necessária para a manutenção dos estoques de alimentos, bem como de uma renda mínima para os produtores.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.