WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cuidados com o lixo ajudam a evitar problemas na época da chuva

Iniciativas simples para lidar com os resíduos

 

É hora de agir, mudar atitudes

Nos últimos meses, o Brasil se depara mais uma vez com as tragédias que ocorrem nos períodos chuvosos. Anualmente, o governo e a população se veem desafiados a encontrar soluções para socorrer as vítimas e para planejar a prevenção aos desastres dos anos seguintes. É óbvio que alguns dos problemas enfrentados pelas pessoas diante das chuvas resultam do modo como o ser humano interfere na natureza. Sendo assim, cada um de nós é responsável por ajudar a minimizar os efeitos negativos desse fenômeno e um dos caminhos apontados é o tratamento que se dá ao lixo nos centros urbanos.

É notório que os cuidados com o lixo, além de evitar o proliferamento de pragas urbanas, auxiliam a reduzir a poluição e o transbordamento dos rios. De acordo com o Diário do Vale, em uma obra de prevenção contra as chuvas, em Resende, MG, há pouco tempo, foram retirados 500 caminhões de lixo do Rio Sesmarias.

Sendo assim, uma medida simples e importante é não deixar os sacos de lixos nas ruas, principalmente na época das chuvas. O correto é colocá-los para fora apenas nos horários em que ocorrem os recolhimentos realizados pelo serviço de limpeza urbana. Você também contribui quando deixa de jogar lixo na rua pela janela do carro ou quando está caminhando e prefere levá-lo até o lixeiro mais próximo.

Uma outra forma de colaborar com a cidade nesse trabalho é iniciar a coleta seletiva na fonte geradora (residências, escolas, locais de trabalho), o que favorece as atividades nos centros de triagem e nas usinas de reciclagem. Outra alternativa é “a entrega voluntária dos materiais recicláveis, em locais previamente estabelecidos, contendo recipientes para cada tipo de resíduo (Azul para papel; Verde para vidro; Amarelo para metal; Vermelho para plástico)”, afirma a urbanista e sanitarista Maeli Estrêla Borges, professora do curso Gerenciamento de Limpeza Urbana, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Certamente essas são maneiras mais inteligentes e menos prejudiciais ao meio ambiente de lidar com o lixo, e que podem ser facilmente adotados pela população.

Por Luci Silva

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Amadu Madja Fofana

25 de jul. de 2016

O lixo tem provocado consequências graves para à saúde humana, por isso que é necessário prevenirmos.

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de jul. de 2016

Olá Amadu,

Agradecemos seu comentário.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?