WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cuidados com a voz

Como manter uma voz forte, clara e sem problemas de saúde

 

 É bom economizar a voz durante o dia e falar em tom médio, sem gritar.

Usamos a voz de forma tão espontânea no cotidiano que nem percebemos a importância dela. Ela é importante para as nossas relações diárias, em casa, no trabalho, na rua, na balada. Alguns profissionais até dependem diretamente dela, como professores, cantores, políticos e comunicadores. No entanto, o uso incorreto dela pode causar ou agravar muitos problemas de saúde. Com cuidados simples, dá para manter uma voz natural e saudável.

O primeiro passo para ter uma voz saudável é tomar cuidado com os vilões naturais, como as mudanças bruscas de temperatura, o ar seco, a poluição e o uso incorreto das cordas vocais. Com eles surgem a rouquidão, a perda da voz, as inflamações e até problemas mais graves, como nódulos e cânceres na laringe, na faringe e na boca. As bebidas alcoólicas e o cigarro também são grandes causadores de problemas na voz.

Uma medida importante é beber muita água. Além de ajudar na hidratação do organismo, ela é um ótimo lubrificante para a garganta. O ideal é tomar água durante o dia inteiro, principalmente nos momentos de fala mais intensa. Esta é uma boa dica para pessoas que trabalham com a voz: sempre deixar por perto uma garrafinha ou copo d'água.

Outra dica é comer muitas frutas frescas. Elas ajudam a limpar a garganta e a tonificar as cordas vocais. Também diminuem a viscosidade da saliva, reduzindo o pigarro. As frutas cítricas, como a laranja, o limão e o abacaxi, além da maçã e da pera, são as mais eficientes para a saúde da voz. Ao contrário do que muita gente acredita, as pastilhas não são recomendadas. Elas anestesiam as cordas vocais, apenas disfarçando algum problema.

A fonoaudióloga Flávia Siqueira Rosa, professora do curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação da voz, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, acrescenta que dormir bem ajuda a descansar a voz, depois de falar o dia inteiro. Mas também é bom dar descansos periódicos à voz durante o dia e falar num tom médio.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?