WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão
Cursos da Área Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Técnicas de Memorização Curso Treinamento de Barista Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Leitura Dinâmica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Treinamento de Recepcionista Curso Treinamento de Secretária Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Gerenciamento do Tempo Curso Como Falar em Público Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Áreas Afins 13Casa Prática 11Confecção de Roupas 6Consultórios Odontológicos 11Estética e Beleza 5Fabricação de Cosméticos 17Hotelaria 10Marcenaria 6Massoterapia 5Negócios Imobiliários 18Padaria e Confeitaria 12Pet 4Refrigeração 11Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Cuidados com a voz

Como manter uma voz forte, clara e sem problemas de saúde

 

 É bom economizar a voz durante o dia e falar em tom médio, sem gritar.

Usamos a voz de forma tão espontânea no cotidiano que nem percebemos a importância dela. Ela é importante para as nossas relações diárias, em casa, no trabalho, na rua, na balada. Alguns profissionais até dependem diretamente dela, como professores, cantores, políticos e comunicadores. No entanto, o uso incorreto dela pode causar ou agravar muitos problemas de saúde. Com cuidados simples, dá para manter uma voz natural e saudável.

O primeiro passo para ter uma voz saudável é tomar cuidado com os vilões naturais, como as mudanças bruscas de temperatura, o ar seco, a poluição e o uso incorreto das cordas vocais. Com eles surgem a rouquidão, a perda da voz, as inflamações e até problemas mais graves, como nódulos e cânceres na laringe, na faringe e na boca. As bebidas alcoólicas e o cigarro também são grandes causadores de problemas na voz.

Uma medida importante é beber muita água. Além de ajudar na hidratação do organismo, ela é um ótimo lubrificante para a garganta. O ideal é tomar água durante o dia inteiro, principalmente nos momentos de fala mais intensa. Esta é uma boa dica para pessoas que trabalham com a voz: sempre deixar por perto uma garrafinha ou copo d'água.

Outra dica é comer muitas frutas frescas. Elas ajudam a limpar a garganta e a tonificar as cordas vocais. Também diminuem a viscosidade da saliva, reduzindo o pigarro. As frutas cítricas, como a laranja, o limão e o abacaxi, além da maçã e da pera, são as mais eficientes para a saúde da voz. Ao contrário do que muita gente acredita, as pastilhas não são recomendadas. Elas anestesiam as cordas vocais, apenas disfarçando algum problema.

A fonoaudióloga Flávia Siqueira Rosa, professora do curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação da voz, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, acrescenta que dormir bem ajuda a descansar a voz, depois de falar o dia inteiro. Mas também é bom dar descansos periódicos à voz durante o dia e falar num tom médio.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!