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Cuidados com a saúde da mulher

Infarto com ausência de sintomas ocorre mais em mulheres do que em homens

É preciso separar um tempo para alimentar-se bem e ir ao médico. Foto: Stock.XCHNG

Mulheres, de modo geral, são disciplinadas quando o assunto é saúde. Mas, costumam também se preocupar muito mais com todos os membros da família e se esquecerem delas mesmas. E se você pensa que ser saudável é apenas ir à academia, ledo engano. É importante ser assídua às consultas médicas. Além dos exercícios físicos, é bom cultivar uma alimentação que corresponda as suas necessidades diárias, ou seja, nada de pular refeições ou excluir delas tudo o que você não gosta.

Algo que requer cautela é o ritmo de trabalho acelerado e a quantidade de compromissos em que as mulheres se envolvem. Isso pode impedi-las de ter tempo para ingerir alimentos saudáveis e de conquistar uma rotina menos estressante. Condições que podem aumentar os fatores de risco para doenças do coração. De fato, a modernidade exige que a mulher desempenhe vários papéis, mas cabe a ela optar pela moderação em prol da saúde. "Segundo o cardiologista do Hospital VITA Batel, dr. Luiz Fernando Kubrusly, infarto com ausência de sintomas ocorre mais em mulheres do que em homens", informa a Revista Fator.

"Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que problemas cardíacos respondem por um terço (ou 8,5 bilhões) dos óbitos entre mulheres de todo o mundo", acrescenta. O dr. Luiz Fernando diz que é difícil detectar, já que os sintomas nem sempre são claros, portanto o que se tem a fazer é prevenir. E você imagina quais são as recomendações? Sim, os exercícios físcos com orientação profissional e a dieta balanceada, com muitas frutas e vegetais, e pobre em gorduras que fazem mal. O cardiologista lembra que essas medidas servem para evitar muitas outras doenças, como a obesidade.

Você acha difícil encontrar o jeito certo de começar a cuidar melhor da saúde? Que tal iniciar pelo que você come? A nutricionista Céphora Maria Sabarense, professora do curso Alimentação Saudável, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, dá 60 dicas de como ter uma alimentação saudável. Listamos abaixo 5 delas. Confira!

1. Evite dietas milagrosas em que há uma grande eliminação de peso em um curto período de tempo.

2. Não faça uma alimentação baseada em somente um tipo de alimento ou nutriente.

3. Mesmo tendo exagerado nos dias anteriores, faça, pelo menos, 5 refeições por dia.

4. Pequenos lanches entre as refeições principais irão evitar a vontade de devorar o primeiro prato que encontrar pela frente.

5. Não belisque entre as refeições

Por Luci Silva

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