A adubação deve ser rigorosa para se ter resultados positivos na produção. Cristina Stringheta do Curso CPT de Como Produzir Crisântemos, ressalta que a deficiência de alguns elementos causam manchas, necroses, perda de coloração, paralisação no crescimento, deformações nas inflorescências e atraso na abertura dos botões.
O crisântemo é um gênero botânico pertencente à Família Asteraceae e a maioria de suas variedades são derivadas da espécie Chrysanthemum morfolium, hoje reclassificada como Dendrathem grandiflora. Desde sua chegada ao Ocidente, o crisântemo passou por vários processos de hibridação, atingindo uma enorme gama de formas, cores e tamanhos das inflorescências.
— Local de cultivo
O crisântemo pode ser cultivado ao ar livre, entretanto, em plantios comerciais, o cultivo é feito em estufas, permitindo um controle ambiental. As estufas podem ser de madeira ou de metal. Existem vários modelos de estufas: modelo capela, modelo arco e modelo londrina.
As estufas podem ter as laterais abertas ou fechadas com telas, evitando a entrada de insetos e ventos fortes, bastante prejudiciais às plantas. Os ventiladores também são usados no interior de estufas, fazendo circular o ar e controlando a temperatura.
Lâmpadas incandescentes de 100 watts, colocadas sobre os canteiros, a uma altura de aproximadamente de 2 metros das plantas, são usadas para o controle fotoperiódico. Para controlar o dia curto são utilizadas cortinas escuras, que podem ser de pano ou plástico preto. Essas cortinas são sustentadas por uma armação de ferro ou madeira, que as mantêm acima das plantas. Normalmente, as cortinas são abertas às 8 horas da manhã e fechadas às 16 horas, todos os dias, durante o período de indução floral.
— Clima e solo
O crisântemo apresenta crescimento regular e produz flores de excelente qualidade em locais onde a temperatura varia entre 18 a 25° C. A irrigação deve manter, sempre, o canteiro e a estufa com um bom teor de umidade.
A escolha do sistema de irrigação depende do tipo de solo, da quantidade de água e dos recursos disponíveis. Normalmente, usa-se aspersão baixa para os canteiros e sistemas de gotejamento para vasos.
O solo ideal para o cultivo do crisântemo deve ser poroso, apresentando densidade entre 0,6 — 0,7, rico em matéria orgânica e ter boa drenagem. O PH deve estar entre 5,5 e 7,0.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Jardinagem.
Por Paula Tibúrcio
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

IRIS APARECIDA MARTINS
24 de mar. de 2013Gosto muito do cultivo de flores!

Resposta do Portal Cursos CPT
25 de mar. de 2013Olá, Iris!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos