WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Crisântemo: local de cultivo, clima e solo

Para o cultivo de crisântemos, o solo ideal deve ser poroso, rico em matéria orgânica e bem drenado

O crisântemo passou por vários processos de hibridação, atingindo uma enorme gama de formas, cores e tamanhos das inflorescências

O crisântemo passou por vários processos de hibridação, atingindo uma enorme gama de formas, cores e tamanhos das inflorescências

O crisântemo é um gênero botânico pertencente à Família Asteraceae e a maioria de suas variedades são derivadas da espécie Chrysanthemum morfolium, hoje reclassificada como Dendrathem grandiflora. Desde sua chegada ao Ocidente, o crisântemo passou por vários processos de hibridação, atingindo uma enorme gama de formas, cores e tamanhos das inflorescências.

Local de cultivo

O crisântemo pode ser cultivado ao ar livre, entretanto, em plantios comerciais, o cultivo é feito em estufas, permitindo um controle ambiental. As estufas podem ser de madeira ou de metal. Existem vários modelos de estufas: modelo capela, modelo arco e modelo londrina.

As estufas podem ter as laterais abertas ou fechadas com telas, o que evita a entrada de insetos e ventos fortes, bastante prejudiciais às plantas. Os ventiladores também são usados no interior de estufas, fazendo circular o ar e controlando a temperatura.

Lâmpadas incandescentes de 100 watts, colocadas sobre os canteiros, a uma altura de aproximadamente de 2 metros das plantas, são usadas para o controle fotoperiódico. Para controlar o dia curto são utilizadas cortinas escuras, que podem ser de pano ou plástico preto. Essas cortinas são sustentadas por uma armação de ferro ou madeira, que as mantêm acima das plantas. Normalmente, as cortinas são abertas às 8 horas da manhã e fechadas às 16 horas, todos os dias, durante o período de indução floral.

Clima e solo

O crisântemo pode ser cultivado ao ar livre, entretanto, em plantios comerciais, o cultivo é feito em estufas

O crisântemo pode ser cultivado ao ar livre, entretanto, em plantios comerciais, o cultivo é feito em estufas

O crisântemo apresenta crescimento regular e produz flores de excelente qualidade em locais onde a temperatura varia entre 18 a 25° C. A irrigação deve manter, sempre, o canteiro e a estufa com um bom teor de umidade.

A escolha do sistema de irrigação depende do tipo de solo, da quantidade de água e dos recursos disponíveis. Normalmente, usa-se aspersão baixa para os canteiros e sistemas de gotejamento para vasos.

O solo ideal para o cultivo do crisântemo deve ser poroso, apresentando densidade entre 0,6 – 0,7, rico em matéria orgânica e ter boa drenagem. O PH deve estar entre 5,5 e 7,0.

A adubação deve ser rigorosa para se ter resultados positivos na produção. Ângela Cristina Stringheta, coordenadora do Curso Como Produzir Crisântemos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, ressalta que a deficiência de alguns elementos causam manchas, necroses, perda de coloração, paralisação no crescimento, deformações nas inflorescências e atraso na abertura dos botões.

Acesse o Curso Como Produzir Crisântemos e saiba como a deficiência e a carência de alguns elementos podem causar danos à sua plantação.

Por: Paula Tibúrcio

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

IRIS APARECIDA MARTINS

24 de mar de 2013

Gosto muito do cultivo de flores!

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de mar de 2013

Olá, Iris!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!