WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Crianças e o hábito de leitura, como promovê-lo na infância

Deve haver estímulos direcionados à leitura por parte do grupo onde a criança está crescendo

O hábito de ler é aprendido em casa e na escola

O exercício de leitura é muito importante, tanto para crianças quanto para adultos. Mas para entender essa afirmativa, além de saber de que forma adquirir o hábito de separar momentos para ler, você precisa conhecer como a leitura pode ajudar no desenvolvimento humano.

Por que ler?
Ler contribui para a formação do ser humano, desde a infância. Essa prática atende a várias esferas da vida, oferecendo bases à criança quanto aos apectos físico, psíquico, cognitivo, social, entre outros. Adquirir conhecimento por meio da leitura colabora para o desenvolvimento integral do indivíduo e nos vários papéis que ele exerce na sociedade.

Como adquirir o hábito de leitura
Na fase da infância, existem fortes laços com a família, que, juntamente com a escola, terá grande influência sobre o comportamento da criança. O hábito de ler é aprendido. Trata-se de uma disposição adquirida por repetição.

Sendo assim, deve haver estímulos direcionados à leitura por parte do grupo onde a criança está crescendo. Acredite: se os pais são leitores, as chances de os filhos também se tornarem apreciadores de livros aumentam. Os exemplos práticos são argumentos fortíssimos para convencer uma criança a adotar determinadas condutas.

Para começar o incentivo à leitura, antes de sugerir um livro a uma criança ou de contar uma história a ela, a primeira coisa é respeitar o nível de aprendizado do leitor ou ouvinte. É indispensável escolher a obra de acordo com a faixa etária, aconselha Maria Oliveira Cortes, professora do curso Literatura e Contação de Histórias, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

A realidade mostra que muitos pais brasileiros não possuem o hábito de leitura. Nesse caso, a escola é a única fonte de referência para a criança. Em vista disso, a escola deve sempre preparar projetos de leitura que alcancem todos os alunos.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?