Ensopado, grelhado e até cru, o robalo, um dos peixes mais cobiçados do Brasil, está inserido nas pequisas das universidades dos estados do sul. Os estudos, que começaram há dez anos, buscam tecnologias para a criação de peixes marinhos em cativeiro.
Em São Paulo, maior metrópole brasileira, é onde se vende mais robalo. O animal é nobre, de carne clara, com pouca espinha e baixo teor de gordura. Tudo isso confere um sabor fascinante e um preço nada agradável: R$ 38 o quilo. Se for filé o valor já sobe para R$ 80. Mas a regra do mercado é essa, pouco oferta, grande aceitação, preço alto.
Foram esses fatores que incentivaram o desenvolvimento das tecnologias. O oceanógrafo Vinícius Ronzani, coordenador do laboratório de peixes marinhos, da Universidade Federal de Santa Catarina, afirma que “a espécie é muito rústica e se adapta a diversos ambientes, então desde o início percebemos que podia ser criado em água doce ou salobra, ou no mar”.
Um dos gargalos da criação é o crescimento lento do robalo. As espécies encontradas no Brasil, para a piscicultura intensiva, demandam cerca de dois a três anos para chegar ao índice de peso mais valorizado. Para mudar essa característica, outro grupo de pesquisadores da PUC – Paraná estão trabalhando com o melhoramento do peixe.
Outra preocupação é quanto à alimentação do animal, pois ainda não existe uma ração comercial para o robalo. “Nós buscamos ingredientes que atendam às necessidades do peixe, como proteínas, carboidratos, lipídios e usamos, hoje, dietas com farelo de trigo e de soja, farinha de peixe, amido de milho, óleo de soja e de peixe, complexo vitamínico mineral e vitamina C, mudando as quantidades para ver o que fica melhor”, explica Ana Paula Baldan, pesquisadora da PUC.
O tanque usado para os animais é bem pequeno e ainda está em desenvolvimento. Para o professor e pesquisador da Emater, José Eduardo Aracena Rasguido, no curso Criação de Tilápias em Tanques-Rede, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “o uso de tanques tem vantagens como a facilidade no sistema de escoamento da água e operação, possibilita maior oxigenação, baixo investimento e reduz o impacto ambiental”.
A pesquisa ainda tem muito o que caminhar. Mas o Dr. Ronzani, acredita que o robalo pode ser uma boa alternativa para quem vive de pescado no Brasil. “É um peixe que muita gente gosta de comprar e que paga um preço razoável. Na avaliação do mercado, o robalo está sempre entre as mais caras espécies. Isso facilita a piscicultura porque a gente consegue equilibrar custos, e apresenta-se como um bom negócio”.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Roldao Carlos Moreira
28 de jun. de 2023Achei interessante

Resposta do Portal Cursos CPT
29 de jun. de 2023Olá, Roldao Carlos Moreira! Como vai?
Agradeço sua visita em nosso site!
Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.
Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT

Fábio Franco
21 de ago. de 2020Tenho interesse em criar com tanque no mar de Ubatuba São Paulo gostaria de saber como anda as pesquisas . Obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT
10 de set. de 2020Olá, Fábio
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
A pesquisa ainda tem muito o que caminhar. Mas o Dr. Ronzani, acredita que o robalo pode ser uma boa alternativa para quem vive de pescado no Brasil. “É um peixe que muita gente gosta de comprar e que paga um preço razoável. Na avaliação do mercado, o robalo está sempre entre as mais caras espécies. Isso facilita a piscicultura porque a gente consegue equilibrar custos, e apresenta-se como um bom negócio”.
Atenciosamente,
Erika Lopes

Magno Souza
13 de jul. de 2019Boa noite, Podem me indicar onde adquirir alevinos de Robalo e ração para os mesmos, quando criados em lagos escavados.

Resposta do Portal Cursos CPT
15 de jul. de 2019Olá Magno Souza,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
A alimentação fornecida deve ser as rações para peixes carnívoros, como as trutas.
Em relação a aquisição dos alevinos, o ideal é procurar por produtos idêoneos, e que se possível, sejam de regiões próximas ao local de criação. É possível encontrar criadores a partir de pesquisas nos sites de buscas.
Atenciosamente,
Victor Sampaio

Magno Souza
13 de jul. de 2019Boa noite, Tenho interesse em iniciar a criação de Robalo em cativeiro, como vou criá-los em lago, tenho dúvidas quanto a ração ou alimentação que devo ministrar. Serei grato por informações e orientações que venham a melhorar o manejo.

Resposta do Portal Cursos CPT
15 de jul. de 2019Olá Magno Souza,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
O Robalo é um peixe predador, sendo assim, a alimentação deve conter pequenos peixes, como lambari e barrigudinho, outra maneira de alimentá-los é através do fornecimento de ração para carnívoros, como as que são dadas às trutas.
Atenciosamente,
Victor Sampaio

gentil alex
14 de mar. de 2019queria saber mas sobre robalos camaroes agua salgada

Resposta do Portal Cursos CPT
15 de mar. de 2019Olá, Alex!
Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Estamos cadastrando seu endereço de email para que comece a receber nosso Boletim Informativo.
Atenciosamente,
Lorena Tolomelli

JUSCELINO D ANTAS BOMFIM
23 de jan. de 2013Gostei muito da reportagem. Moro em uma região que temos bastante robalos - Rio Pardo em Mascote - que desagua em Canavieiras Ba. Só que a pesca por aqui não tem controle. Pegam robalos com menos de 500g, e não existe nenhum tipo de pesquisa com o robalo nesta região que eu tenha conhecimento. Tenho tanques escavado e umas barragens e vou colocar uma quantidade de robalos para poder verificar seu desenvolvimento com tilápias e lambaris. Um forte abraço .

Resposta do Portal Cursos CPT
24 de jan. de 2013Olá, Juscelino!
Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.
Desejamos sucesso em sua atividade!
Atenciosamente,
Natália Parzani Brum

alexandro manoel de matos
8 de jul. de 2012Como posso entrar em contato com vocês . Por que preciso de uma resposta rápida que eu queria fazer esse curso. Por favor quero muito esse empreendimento no município de Imaruim situada na cidade de laguna. OBRIGADO.

Resposta do Portal Cursos CPT
9 de jul. de 2012Olá, Alexandro!
Nossas consultoras entrarão em contato com você para mais informações.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Fernando José de Melo Rodrigues
1 de jul. de 2012Bom dia, tenho aqui no município de Macau-RN, uma salina ao qual a mesma pega água através de bombas para uma área com varios cêrcos que variam de 1,5 hectares a 5,0 hectares. A lâmina d'água dos mesmos variam de 1,20 metros a 0,70 centímetros com uma salinidade de 48.000 até 50.000 nos primeiros 14 hectares de cêrcos da salina. Quando as bombas puxam água para dentro da salina vem também muitos peixes como tainha e outras variedades, Quero saber se eu botar nestes cêrcos alevinos de robalo eles têm a capacidade de se desenvolver nesta salinidade. Obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT
30 de ago. de 2012Olá Fernando,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Em caso de outras dúvidas entre em contato conosco.
Atenciosamente,
Natália Mayrink De Lazzari

Herbert Gatz
29 de jun. de 2012Olá, parabéns pela reportagem, gostaria de saber mais sobre a criação do robalo peva (engorda), sei que tenho muito a aprender quero saber os primeiros passos , obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT
20 de ago. de 2012
Olá, Herbert!
Ficamos felizes pela sua visita e comentário em nosso site.
A criação de robalo tem se tornado um negócio de grande sucesso e alto valor comercial. O peixe, de sabor suave e de ótima qualidade, tem sido apreciado por consumidores muito exigentes.
A criação em cativeiro de robalos é uma atividade recente no Brasil, e somente o IPSP – Instituto de Pesca do Estado de São Paulo, possui a tecnologia para criá-los desta forma.
Esta espécie é altamente resistente ao manejo, e durante a fase de engorda pode se adaptar em ambientes aquáticos, salgados e doces.
O Instituto de Pesca, apesar de ser detentor desta tecnologia, repassa dois tipos de serviços para terceiros, que são: a engorda de robalos filhotes para piscicultores; e a criação em laboratório para institutos de pesquisas ou indústrias.
Na criação em cativeiro, é possível manter a produção de robalo durante todo o ano, ao contrário do que acontece na natureza, onde só acontece no verão.
Quanto à sua alimentação, como o robalo é uma espécie carnívora, ainda está sendo aperfeiçoada, já que necessita de uma ração específica.
Como a atividade ainda é nova e o processo de engorda do robalo necessita de pessoas especializadas, recomendamos que procure o IPSP - Instituto de Pesca do Estado de São Paulo para mais informações.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

alexandro manoel matos
2 de mai. de 2012Eu queria fazer uns tanques para criar uns robalos, mas eu preciso de alevinos para poder começar o empreendimento. Precisaria também do apoio de vocês. Obrigado por ter lido o meu comentário. Quero resposta, se for possível, amanhã.

Resposta do Portal Cursos CPT
19 de jun. de 2012Boa tarde, Alexandro!
Há empresas que criam alevinos para venda. Antes de comprá-los, localize através dos mecanismos de busca da internet, como o Google, uma empresa que seja próxima a sua cidade para facilitar as negociações e baratear o transporte durante a entrega. O CPT – Centro de Produções Técnicas tem dois cursos que podem te auxiliar nesse novo empreendimento: Criação de Peixes e Nutrição e Alimentação de Peixes. Para mais informações, não deixe de conferir algumas das nossas matérias sobre piscicultura: Qualidade da água influencia no sabor da carne dos peixes, Nutrição e alimentação de peixes são essenciais para o sucesso da piscicultura e Demanda por pescado incentiva piscicultura no Brasil.
Para mais esclarecimentos, entre em contato conosco!
Camila Guimarães Ribeiro