
A tilápia se adaptou muito bem às águas brasileiras e sua criação pode ser feita em lagoas, açudes e represas
A piscicultura é uma atividade que vem crescendo no mundo inteiro e a criação de tilápias se destaca nesse meio. Isso se deve ao fato da carne de peixe ter uma alta qualidade e à redução gradativa dos estoques marinhos e continentais para exploração pesqueira. Esse crescimento conta ainda com a estimativa de ser dobrado, nos próximos anos, a fim de atender ao mercado consumidor exigente.
Mercado consumidor
No mundo e principalmente no Brasil, o mercado consumidor também está em franca expansão, o que permite aos piscicultores ingressar na atividade sem medo e sem que isso resulte em quedas consideráveis no preço da carne de peixe. Entre as diversas espécies de peixes disponíveis à criação, a tilápia merece destaque devido ao conjunto de técnicas, que são adotadas na sua produção, permitindo elevada produtividade, quando comparadas a outras espécies.
Se não bastassem tais conjuntos de técnicas, outra característica marcante desse peixe é a sua carne, que possui excelente paladar, muito semelhante ao de espécies nobres como o badejo e o namorado; a tilápia não possui espinhas intramusculares (no meio da carne); a obtenção de seu filé é simples e pode ser feita manualmente, ou com o auxílio de máquinas.
Aceitação no mercado interno e externo
Devido ao fato de a tilápia ter um processamento simples em filé, a sua aceitação pelo consumidor, tanto para uso doméstico ou mesmo para a comercialização em bares e restaurantes, cresce a cada dia no país. Quanto às exportações, o filé da tilápia também agrada, uma vez que se trata de um peixe consumido em todo o mundo, principalmente, no mercado norte-americano, que é responsável por uma importação maciça de filés de tilápia.
Outro produto originado da tilápia, que vem expandindo a atividade, é o curtimento do couro de tilápias. Em breve, poderá ser mais uma fonte de renda para os produtores, pois, com a expansão dos centros de pesca esportiva, foi criado esse outro mercado, no qual o produtor de tilápias pode escoar sua produção.
Criação da tilápia no Brasil
No Brasil, a criação da tilápia é feita em lagoas, açudes e represas. Elas são fáceis de serem alimentadas, resistentes a doenças e boas reprodutoras. Quando criadas sozinhas no tanque, elas podem alcançar uma produtividade de cinco toneladas por hectare ao ano.
A tilápia se adaptou muito bem às águas brasileiras, apesar de ser um peixe exótico originário do rio Nilo. No Brasil, existem três espécies de tilápia: a do nilo ou nilótica, que pode pesar até cinco quilos; a rendali, que pesa um quilo; e a zanzibar, variedade desenvolvida em Israel. A nilótica é a mais indicada para a criação em pesqueiros.
Para maiores informações, consulte o curso Criação de Tilápias, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Por: Beatriz Lázia

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.