WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Criação de tambaqui ganha mercado internacional

A espécie é valiosa, também, nas atividades de pesgue-pague

 

Essa espécie ocorre essencialmente em águas tropicais e distribui-se por toda a bacia do Rio Amazonas.

 

A piscicultura, no Brasil, está investindo no cultivo de peixes nativos. Dentre eles, o tambaqui, peixe tradicionalmente consumido pela população da região Amazônica. Por ter carne saborosa, faz parte dos pratos típicos brasileiros e está ganhando o mercado internacional. É também muito procurado por donos de pesgue-pague.

Essa espécie ocorre essencialmente em águas tropicais e distribui-se por toda a bacia do Rio Amazonas. Em condição natural é onívoro, ingerindo frutos, sementes e insetos que caem na água. Quando criado em cativeiro, aceita muito bem rações balanceadas.

Segundo o professor Dr. Manuel Vazquez Vidal Júnior, no curso Criação de Pacu e Tambaqui, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “essa é uma criação com desova total, a qual a reprodução ocorre uma vez ao ano, na época das chuvas, que coincide com o período da elevação de temperatura, durante a primavera e o verão. O tambaqui não se desenvolve bem em temperaturas inferiores a 20º C, sua faixa ideal varia entre 26 e 32º C. Por isso, não é aconselhável engordar essas espécies em locais em que o inverno seja rigoroso e prolongado”.

A produção da  carne de pescado da espécie varia de acordo com a tecnologia utilizada na criação. “Porém, tanto o cultivo semi-intensivo em tanques escavados, como o cultivo em tanques-rede mostram bons resultados”, afirma o professor.

O tambaqui já foi pesquisado em diversas situações, o que permite ao produtor criá-lo amparado nas informações zootécnicas. Dessa forma, é possível realizar projetos e estimar o retorno da atividade. Isso permite obter mais segurança ao fazer um investimento no cultivo.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!