
A piscicultura, no Brasil, está investindo no cultivo de peixes nativos. Dentre eles, o tambaqui, peixe tradicionalmente consumido pela população da região Amazônica. Por ter carne saborosa, faz parte dos pratos típicos brasileiros e está ganhando o mercado internacional. É também muito procurado por donos de pesgue-pague.
Essa espécie ocorre essencialmente em águas tropicais e distribui-se por toda a bacia do Rio Amazonas. Em condição natural é onívoro, ingerindo frutos, sementes e insetos que caem na água. Quando criado em cativeiro, aceita muito bem rações balanceadas.
Segundo o professor Dr. Manuel Vazquez Vidal Júnior, no Curso CPT Criação de Pacu e Tambaqui, “essa é uma criação com desova total, a qual a reprodução ocorre uma vez ao ano, na época das chuvas, que coincide com o período da elevação de temperatura, durante a primavera e o verão. O tambaqui não se desenvolve bem em temperaturas inferiores a 20º C, sua faixa ideal varia entre 26 e 32º C. Por isso, não é aconselhável engordar essas espécies em locais em que o inverno seja rigoroso e prolongado.”
A produção da carne de pescado da espécie varia de acordo com a tecnologia utilizada na criação. “Porém, tanto o cultivo semi-intensivo em tanques escavados, como o cultivo em tanques-rede mostram bons resultados”, afirma o professor.
O tambaqui já foi pesquisado em diversas situações, o que permite ao produtor criá-lo amparado nas informações zootécnicas. Dessa forma, é possível realizar projetos e estimar o retorno da atividade. Isso permite obter mais segurança ao fazer um investimento no cultivo.
Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo:
Conheça os Cursos CPT da Área Piscicultura.
Por Equipe CPT de Redação.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.