
A demanda por consumo de pescado está em alta. O estímulo é para a produção em cativeiro, pois essa ainda é pequena em muitas regiões brasileiras, como é o caso do estado mineiro.
Produzir peixe em cativeiro, principalmente em tanques-rede, em grandes reservatórios de hidrelétricas, é um excelente negócio. A modalidade apresenta alta densidade de estocagem, o que permite aumentar a produtividade.
Os peixes, geralmente ainda pequenos (alevinos), são colocados em gaiolas imersas nos reservatórios, alimentados e mantidos em boas condições de manejo. A atividade gera de duas a três safras de pescado por ano.
Segundo o professor e pesquisador Manuel Vazquez Vidal Junior, no Curso CPT Criação de Tilápias, “as espécies de peixes que melhor se adaptam ao cultivo em tanques são as trutas, as tilápias, e os surubins. Cultivando-se qualquer uma dessas três espécies, o piscicultor poderá obter uma produção de até 40 mil quilos de peixes por hectare de área alagada por ano, o que leva o custo de cada quilo de peixe produzido ser consideravelmente reduzido.”
O Brasil, Minas Gerais em particular, têm potencial para expandir a produção de pescado com a aquicultura. O país conta com 13,7% da água doce disponível no planeta e 8,5 mil quilômetros de costa marítima. O estado é conhecido como a “caixa d’água do Brasil”, com 16 bacias hidrográficas e 10.115 km2 de águas represadas.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Piscicultura.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Carlos César de Jesus
2 de ago. de 2013Bom dia! Tenho muito interesse em ser um produtor de peixes, e primeiramente fazer o curso de criação de Tilápias, elaborado pela CPT e gostaria também de saber, se o governo está ainda disponibilizando ares aquícolas na região de furnas. Obrigado, fico no aguardo. César Jesus/BH.

Resposta do Portal Cursos CPT
2 de ago. de 2013Olá, Carlos César!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre o Cursos CPT Criação de Tilápias.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Marcos Louzado
20 de jul. de 2013Gostaria de investir na criação de tilápias, tenho área de 38.000 metros banhada por muita agua em toda a sua volta. Não tenho nenhum conhecimento a respeito.

Resposta do Portal Cursos CPT
22 de jul. de 2013Olá, Marcos!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre o Curso CPT Criação de Tilápias.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

ALBÉRICO RIBEIRO DA SILVA
9 de jul. de 2013gostei muito do trabalho, estou pensando em investi na criação de tilápias em tanques- rede, porem, não sei nem mesmo por onde começar. gostaria de receber mais informações. obrigado. em 09/07/2013.

Resposta do Portal Cursos CPT
9 de jul. de 2013Olá, Albérico!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Para mais informações sobre o curso Criação de Tilápias em Tanque-rede nossas consultoras entrarão em contato.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

ANTONIO CARLOS DE CASTRO BARBOSA
4 de jun. de 2013Bom dia, estou com vontade de entrar nesta modalidade de criação de peixe. Gostaria de receber orientação sobre qual o peixe melhor pra criar, melhor de venda.

Resposta do Portal Cursos CPT
6 de jun. de 2013Olá, Antônio!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
As espécies de peixes que melhor se adaptam ao cultivo em tanques-rede são as trutas, as tilápias, e os surubins.
Cultivando-se qualquer uma dessas três espécies, o piscicultor poderá obter uma produção de até 40 mil quilos de peixes por hectare de área alagada por ano, o que leva o custo de cada quilo de peixe produzido ser consideravelmente reduzido.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos