
O volume produzido e o potencial de absorção de produção do mercado local são fatores que devem influenciar as estratégias de comercialização
Coturnix coturnix japonica é o nome científico da codorna doméstica, tão conhecida e criada pelos brasileiros. É uma ave apropriada àqueles produtores que não querem investir muito, ou que não possuem muito espaço na propriedade e pretendem ingressar em uma atividade fácil. A maior vantagem dessa criação é a rapidez com que o investimento retorna os lucros.
Algumas criações são versáteis quanto à oferta de produtos que podem trazer bom retorno financeiro. No caso da criação de codornas, a produção de ovos para a comercialização é um deles. O ovo dessa ave tem boa demanda, pois cozido ou em conserva, encontra escoamento fácil para bares, restaurantes e comércios. Além disso, essa ave oferece carne saborosa, que também é muito apreciada pelos consumidores.
Se o criador contar com a sorte de estar localizado em regiões de fraca produção, o escoamento será ainda mais eficiente e o produtor poderá obter um preço mais justo por seus produtos. Comercializar diretamente com o consumidor é uma questão que deve ser analisada, mas podemos afirmar, seguramente, que o corte do intermediário promoverá um ganho substancialmente maior na atividade. Para os pequenos produtores, esta é quase uma condição determinante do sucesso.
De acordo com os coordenadores do curso Codornas - Recria e Reprodução, o volume produzido e o potencial de absorção de produção do mercado local são fatores que devem influenciar as estratégias de comercialização. Podem ser considerados potenciais pontos de venda os supermercados, bares, padarias, restaurantes, hotéis, bufês, salgadeiras, feiras livres e varejões.
Mercado consumidor
O mercado consumidor dos produtos oriundos da coturnicultura é muito diferenciado de região para região. Assim, em locais onde a atividade é pequena ou inexistente, há mercado para comercialização do ovo, no varejo, com preços superiores a 300% do valor praticado, no atacado, de um grande centro produtor. Uma solução para quem está em uma região de alta produção é a exportação dos ovos in natura ou processados. Outra dica para estimular o mercado consumidor é um controle rígido de qualidade e o conhecimento, por parte do criador, das principais características e vantagens dos produtos (carne e ovos) em relação às demais alternativas disponíveis no mercado.
A quantidade de colesterol presente nos ovos de codorna ainda é motivo de dúvida para muitos consumidores. Apesar de apresentarem uma quantidade maior de colesterol por grama de gordura do que os ovos de galinha, por exemplo, os ovos de codornas contam com a vantagem de possuírem grande riqueza vitamínica, com destaque para as vitaminas A, D, E, complexo B, além de vitamina C, que são inexistentes em ovos de galinha. Este é um ponto positivo do ovo de codorna, que deve ser usado pelo criador a seu favor.
Subprodutos da coturnicultura
A coturnicultura de postura apresenta alguns subprodutos que ajudam no retorno financeiro da criação. Os principais são a carne de descarte, o esterco e a cama. A carne de descarte pode chegar a um lucro líquido superior ao valor necessário para a reposição do lote em codorninhas de um dia já sexadas. Quanto ao esterco seco, puro ou misturado à cama, este pode ser vendido a sitiantes, viveiristas, fruticultores, horticultores, cafeicultores, enfim, praticamente todos os produtores que necessitam de uma boa adubação orgânica.
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Por: Beatriz Lázia
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Comentários

robson bauer prates
8 de abr. de 2013Quero saber se existe algum curso presencial para quem que iniciar uma criação de codorna.

Resposta do Portal Cursos CPT
8 de abr. de 2013Olá, Robson!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
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Ana Carolina dos Santos