WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Crescer na profissão exige autocontrole

O autoconhecimento leva a uma melhor compreensão dos valores e objetivos pessoais

É preciso ter equilíbrio emocional, respeito pelos colegas e ética no trabalho.

Bons profissionais estão sempre almejando chegar ao topo. Para isso, não basta apenas ser inteligente e esforçado. Passar por cima de valores morais para chegar ao posto desejado a qualquer custo também não é a solução, pois só gera antipatia entre os colaboradores.  É preciso ter equilíbrio emocional, respeito pelos colegas e ética no trabalho.

O primeiro passo é ter autopercepção. As pessoas que têm essa capacidade conseguem identificar seus sentimentos e perceber como eles afetam sua vida profissional. Por exemplo, se sentem dificuldades para trabalhar sob pressão, organizam-se de forma a acabar os trabalhos com certa antecedência.

Autocontrole é outra palavra-chave. Não é possível eliminar os impulsos que acionam as emoções, mas pode-se controlá-los. Pessoas que se controlam são capazes de canalizar os sentimentos de forma útil. Mantenha a motivação. Mais do que fatores como salário e status, os verdadeiros líderes sentem-se impulsionados a realizar pelo próprio prazer de agir. Isso começa com a paixão pelo trabalho.

Cultive a empatia, o que não tem relação alguma com agradar a todos. Na verdade, o que conta é considerar os sentimentos dos colegas, entre outros fatores, ao tomar decisões. O líder empático entende os pontos de vista de todos os seus colaboradores, e os encaminha a um consenso.

No curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres enfatiza que “a essência da liderança não está em obter poder, mas em colocar poder nos outros para traduzir suas intenções em realidade e sustentá-las ao longo do tempo”.

Tenha habilidade social, ou seja, influencie as pessoas de modo positivo, comunique-se de forma convincente, saiba negociar e apaziguar conflitos. É isso que permite à pessoa transformar seus sentimentos em ações.

Por: Clara Peron.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!