WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cresce o número de lavouras de soja transgênica

Brasil é o segundo país que mais produz transgênicos

 

 A soja transgênica é mais resistente aos herbicidas comuns.

O plantio dos transgênicos só foi aprovado em 2004, através de uma medida provisória. Mas, desde 1997, agricultores do Rio Grande do Sul já produziam soja geneticamente modificada ilegalmente. A permissão para o cultivo não veio de uma hora para outra: foram vários anos de discussão no Congresso, com a participação de órgãos de pesquisa, produtores, órgãos ligados ao meio ambiente e até do Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC).

A principal vantagem da soja transgênica, segundo os próprios produtores, é que ela possui menor custo de produção e o manejo é bem mais fácil. O gene de uma bactéria resistente ao glifosato, principal herbicida usado nas lavouras, foi introduzido na soja. Todas as plantas em volta dela morrem, menos a planta transgênica.

A semente da soja transgênica custa 20% mais do que a normal. Isso porque estão inclusos os royalties pagos pelo uso da tecnologia. Mas, ainda assim, os agricultores afirmam que compensa. No Rio Grande do Sul e no Mato Grosso, a maior parte da lavoura de soja é da variedade geneticamente modificada.

No entanto, o uso exagerado dessa tecnologia já dá sinais de risco. Algumas pragas da lavoura, como a buva, já estão se tornando resistentes ao glifosato. A buva se espalha por todo o país, e até agora não existe nenhuma solução para o problema. Por enquanto, não foi comprovado nenhum perigo para o ser humano, por isso os transgênicos foram permitidos.

O mestre em economia rural Alberto Martins Rezende, professor do curso Comercialização Agrícola, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, acredita que a maior inserção de transgênicos não deve afetar diretamente o mercado. No entanto, os distribuidores precisam ser honestos e avisar ao consumidor qual tipo de produto eles estão comprando.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?