
Percebe-se, atualmente, grande mudança no perfil dos consumidores de alimentos que agora, ao contrário de antes, dão mais valor aos orgânicos como etapa fundamental para uma alimentação saudável. Segundo Joe Valle, professor do Curso a Distância CPT Como Tornar sua Fazenda Orgânica, em Livro+DVD e Curso Online, "Com tudo isto, esses consumidores querem saber a procedência de tudo aquilo que levam para casa para alimentar suas famílias, ou seja, como são produzidos os alimentos; como e o quanto sofrem de interferência humana durante o processo produtivo; como os animais são tratados enquanto fornecedores de alimento; como são tratados os trabalhadores responsáveis pela produção dos alimentos orgânicos e se têm seus direitos respeitados; se o meio ambiente está sendo preservado durante a produção de alimentos, enfim, ao mesmo tempo que cresce o consumo de orgânicos em todo o mundo, cresce também a cobrança por processos produtivos mais eficientes e menos prejudiciais à natureza e ao organismo humano".
Mas, afinal, o que difere os alimentos orgânicos dos tradicionais? Quais são seus princípios? A resposta é simples:
1- Na a produção de alimentos orgânicos não se utiliza fertilizantes sintéticos;
2- Na a produção de alimentos orgânicos não se utiliza agrotóxicos;
3- Alimentos orgânicos não são transgênicos;
4- Durante a produção dos alimentos orgânicos, tanto o meio ambiente quanto o homem, seja ele o trabalhador rural, o produtor ou o consumidor, são respeitados e sob hipótese alguma têm seus direitos violados; e
5- Os alimentos orgânicos são produzidos de forma responsável (excelente manejo do solo, trato da água, entre outros).
Interessante imaginar que até pouco tempo defender a ideia de alimentação saudável, feita a partir de produtos orgânicos e com a intervenção mínima do homem, era coisa de naturalistas extremistas, na época popularmente chamados de “bicho grilo”. Atualmente, a mesma ideia é defendida e praticada por pessoas das mais diversas ordem sociais. E a prova desta constatação está no fato de o consumo de orgânicos crescer 30% ao ano contra 5% dos alimentos tradicionais. No mundo, os orgânicos movimentam 80 bilhões de dólares. Entre a lista dos mais consumidos, listam-se: frutas, verduras, carnes, ovos, hortaliças, leite, mel, cereais e outros.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livro+DVD e Cursos Online, da área Agricultura Orgânica.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Bruno Blecher - CBN Agronegócios.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.