
Criadores de gado de corte e leite de muitos estados brasileiros têm sido atraídos por uma nova modalidade de compra e venda dos animais: o leilão. Neste tipo de negócio, os produtores agropecuários conseguem, de uma só vez, apresentar seus animais para um número bem maior de compradores, o que acarreta em uma forte disputa entre eles pela aquisição dos melhores exemplares. Diante de tamanha concorrência, e para a felicidade do produtor, o preço por animal só tende a aumentar.
Investir em gado, quando se consegue fazer um boa administração do negócio, é uma excelente fonte de renda, já que a criação de bois é uma das atividades econômicas do campo que tem maior liquidez. Para o pecuarista, portanto, vender gado é sinônimo de dinheiro à vista.
Para se ter ideia, só em Goiás, as vendas de gado de leite e de corte em 2014 cresceram 30% este ano. Mas, engana-se quem acha que o leilão é uma atividade em que só ganham compradores e vendedores. Ganha, também, o organizador do evento. Este, geralmente, cobra uma taxa de 4% do valor de cada animal negociado, custo este dividido entre vendedor e comprador.
Conheça o Curso CPT Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: G1/Globo.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.