
A produção de mamona aumentou por causa da demanda para a produção de biodiesel. Foto: Notícias do Campo.
A produção de mamona em Minas Gerais cresceu 70,3% em relação à safra anterior. Em 2012, são esperadas 11 mil toneladas de mamona, segundo informações da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), baseadas em dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A Seapa atribuiu o bom resultado aos esforços dos produtores, a maioria deles agricultores familiares que conseguiram mais do que dobrar a capacidade produtiva da lavoura, chegando a duas toneladas por hectare. Isso representa um aumento de 126% na produtividade.
O superintendente de desenvolvimento da agropecuária e silvicultura da Subsecretaria do Agronegócio, Bruno Barros de Oliveira, afirmou que esse número é surpreendente, tendo em vista que a produtividade das lavouras brasileiras de mamona é de 708kg por hectare. No Brasil, como um todo, a colheita não deve passar de 105,0 mil toneladas, uma redução de 25,6%.
Oliveira explicou que o interesse pela produção de mamona se deve principalmente pela implantação da usina de biocombustível da Petrobras em Montes Claros, no norte do estado. A usina recebe praticamente toda a produção de mamona do estado. O coordenador estadual de culturas e biocombustível da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Waldir Pascoal Filho, afirmou que a demanda da usina estimula a produção em Minas, ao contrário do que acontece em outros estados.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.