
A cerveja artesanal é fabricada de acordo com as técnicas desenvolvidas desde a época dos mosteiros na Europa e aprimoradas ao longo de séculos. Essas técnicas desenvolveram diversos tipos de cerveja que estão hoje no mercado e, diferente das cervejas produzidas pelas grandes cervejarias, mantêm a qualidade com aromas, cor e sabores únicos, que os consumidores brasileiros estão aprendendo a apreciar.
Segundo Adonay Anthony Evans, professor do Curso a Distância CPT Como Montar Uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal, em Livro+DVD e Curso Online, “Quando comparado com os mercados europeu, americano e chinês, o Brasil está somente engatinhando. Em alguns desses mercados, as cervejas artesanais são responsáveis por até 30% do consumo. Hoje, no Brasil, nem 1% da cerveja consumida é artesanal”.
As cervejas artesanais têm sustentado um crescimento que dobra a cada ano, e a expectativa do setor é que respondam por 2% do negócio de cerveja no país, em até uma década. Portanto, mesmo sendo um excelente negócio, um ponto é fundamental para o sucesso: a qualidade. Ou seja, ele não aceita um “jeitinho”; é necessário saber produzir e essa é somente a primeira parte.
As estratégias de comercialização e marketing são tão importantes quanto um bom resultado final de sua bebida.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Pequenas Empresas.
Por Silvana Teixeira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.