Hoje é dia de uma das tradicionais festas de junho, é dia de São João. As comemorações se espalham pelos quatro cantos do país, com danças, foguetes, fogueira e, é claro, muita comida boa. Como também é um dia bastante frio, um prato que cai muito bem no festejo é o creme de milho.
Seja para colocar à venda nas barraquinhas ou para saborear em casa, a receita é muito simples de fazer. São necessárias oito espigas de milho, dois tabletes de caldo de galinha, cinco xícaras de chá de água, duas colheres de sopa de manteiga e leite.
Para começar a preparação, corte os grãos bem rente às espigas. Bata-os no liquidificador, juntamente com a água. Passe a massa por uma peneira fina e despeje o líquido obtido na panela. Acrescente a manteiga, o caldo de galinha e deixe ferver por 20 minutos.
No curso Processamento de Milho Verde, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, a professora Marli Cambraia dá uma dica para que o creme não fique muito grosso, “é só acrescentar ou pouco de leite, até que fique com a consistência desejada”.
No momento de servir, pode-se acrescentar couve picada e aferventada, cebolinha e salsinha. Torradas e linguiça também são um bom acompanhamento.
Por: Clara Peron.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.